Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 17 de setembro de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Repasse do ICMS a prefeituras pode ser ampliado para 3%

4 Mai 2007 - 10h53

Criar um Conselho Estadual, conforme previsto em lei, para definir os critérios e o rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e estabelecer a destinação de 3% do montante de recursos provenientes do imposto que são geridos pelo Estado para atender emergencialmente os 31 municípios que estão em situação mais crítica no que se refere à arrecadação.

Essas foram as duas principais propostas definidas na reunião de ontem à tarde entre deputados e prefeitos, e que serão apresentadas na audiência pública de segunda-feira (7) que tratará do assunto. O evento ocorre na Capital.

De acordo com o deputado Júnior Mochi (PMDB), que convocou a reunião, os prefeitos que compareceram (em comissão indicada pela Assomasul), se mostraram dispostos a ouvir as propostas de mudanças na distribuição dos recursos e todos são favoráveis ao debate acerca da questão. Para o deputado, essa é uma discussão necessária e que não se esgotará na audiência pública.

Se houver o que Mochi classificou de “consenso mínimo”, o novo critério de destinação dos 3% para atendimento aos 31 municípios que têm o ICMS como fonte principal de recursos e ainda não estão atendidos por outros critérios da distribuição, a Assembléia Legislativa poderá apresentar projeto de lei em regime de urgência para que a medida passe a vigorar já em 2008.

Mas esse é um ponto polêmico entre os prefeitos, já que muitos fizeram planejamento para quatro anos de mandato e a redução na arrecadação poderia gerar problemas. Uma das propostas, apresentadas pela prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), é que o novo critério seja adotado em 2009.

Já para o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), o ideal é que haja também a participação do governo do Estado no atendimento aos municípios em situação mais difícil. De acordo com o deputado Júnior Mochi, essa pode ser uma alternativa possível, com a destinação de mais recursos a esses municípios na hora de elaborar o orçamento do próximo ano, principalmente se não houver consenso para aprovar o novo critério já para 2008.

Com assessoria

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUNDO MEDONHO
'Pago boleto, compro calcinha': usuários de aplicativos de paquera relatam apuros e curiosidades
FAMOSIDADES
Belo sai de casa após flagrar traição de Gracyanne
ASSASSINATO
PM é torturado e morto após circular boato de que seria 'estuprador'
JULGAMENTO
PMs acusados de chacina taparam câmera de segurança antes do crime
CASO DE POLÍCIA
Catador de reciclável recebe mochila com bebê congelado dentro
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo morre após carro bater em árvore em rodovia de MS
FAMOSOS
David Brazil causa ao expor bumbum de Anitta sem ela saber
ACIDENTE FATAL
Câmera de segurança registrou acidente fatal de enfermeira. VEJA O VÍDEO
MONSTRUOSIDADE
Homem que matou mãe e filha em Cascavel escreveu carta. Bebê tomou mamadeira “batizada”
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mulher e marido são presos suspeitos de estuprar menina de 11 anos que dormia na casa deles