Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Renan: 'Nunca misturei público e privado'

28 Mai 2007 - 15h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse em discurso no plenário na tarde desta segunda (28), que "nunca" misturou "o público ao privado".

O discurso durou cerca de 20 minutos. Com a exibição de documentos, Renan procurou demonstrar que não tinha contas pessoais pagas por um lobista de construtora, conforme informou a revista "Veja", em reportagem publicada na edição desta semana.

“Estou aqui para mostrar, provar, reiterar o que se trata de uma questão pessoal. Ninguém teria outro sentimento ao se ver constrangido na sua privacidade. [Questão essa] que só se deveria fazer no confessionário para pedir perdão e fazer penitência. Infelizmente, minha defesa será aqui", declarou, no início.

 

Ele pediu desculpas à mulher Verônica e aos filhos, que, segundo anunciou, estavam presentes ao plenário do Senado.

 

"Confesso que tive uma relação em que tive uma filha. Em casos não programados, episódios como esse geram contendas que terminam na vara de família", afirmou.

 

A referência é à jornalista Mônica Veloso, com a qual Renan Calheiros teve uma filha fora do casamento. A pensão paga à jornalista, segundo a revista "Veja", era quitada mensalmente pelo lobista Cláudio Gontijo, funcionário da construtora Mendes Júnior.

 

O presidente do Senado mostrou documentos (extratos bancários, declarações de imposto de renda) com os quais buscou demonstrar que o dinheiro usado para o pagamento da pensão e do aluguel de um apartamento não eram da construtora - que também negou participação no pagamento -, mas sim recursos próprios.

 

"Nunca misturei o público ao privado. Os recursos estão todos declarados no meu imposto de renda, bem como a própria pensão alimentícia", declarou.

 

Segundo Renan Calheiros, os valores pagos como pensão e aluguel não superam os rendimentos pessoais dele, conforme apontou a revista. "Todas as despesas são absolutamente compatíveis com a minha renda, declarada oficialmente", afirmou.

 

Mas ele admitiu ter pedido a Cláudio Gontijo para que intermediasse os pagamentos. 

"Poucas pessoas compartilhavam de minhas agruras. Uma delas era Cláudio Gontijo, meu amigo há mais de 20 anos, quando nem sequer trabalhava na empresa em questão. Não nego nem renego minhas amizades", declarou.

 

Renan disse que, em razão da amizade pediu a Gontijo que o ajudasse. "Logo que tive conhecimento da gravidez, pedi a um amigo que intermediasse meu apoio", afirmou. Segundo ele, o pedido teve dois objetivos principais: "assumir a paternidade e dar assistência à gestante em suas necessidades".

"Desde então, passei a pagar pensão de R$ 3 mil. Nos dois primeiros meses, o pagamento se deu por cheques nominais no Banco do Brasil", afirmou.

 

"Além disso, honrei com meus próprios recursos o aluguel de uma casa de 14 de março de 2004 a 14 de março de 2005. Também paguei um apartamento entre março e novembro de 2005 para a gestante."

 

De acordo com o presidente do Senado, os documentos "estão à disposição e por si só desmentem que terceiros teriam pago pensão por mim. A partir de 2006, passaram a ser deduzidos dos meus subsídios do Senado Federal".

 

O presidente do Senado classificou os desdobramentos da reportagem da revista "Veja" como um "falso escândalo" e negou ter relações com a construtora Mendes Júnior.

 

"Esse é o falso escândalo que a nação, estarrecida, acompanha. Não se pode avaliar o que significa a divulgação dessas informações sórdidas na vida intima de uma pessoa", afirmou.

 
"Não tenho nenhuma relação com a construtora Mendes Junior e essa ilação que foi feita não indica nenhuma conduta minha que indique apoio ou favorecimento à empresa", declarou.

 

 

Conjuntura Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul