Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Remédios proibidos são vendidos com impunidade via web

27 Mar 2007 - 13h49

Remédios perigosos, inclusive abortivos, estão sendo vendidos livremente pela internet. Os criminosos dizem que enviam os medicamentos ilegais pelos correios. As drogas, proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - que regula a venda de remédios no país - podem causar danos à saude.

Na internet, não é difícil encontrar ofertas de remédios proibidos ou de venda controlada, medicamentos que prometem curas milagrosas ou até mesmo abortivos. A equipe do "Jornal Hoje", da TV Globo, ligou para um desses sites. O vendedor, que atendia de Salvador, na Bahia, não negou. Admitiu que estava realizando uma negociação ilegal.  "É mercado negro. Você sabe que é proibido vender, mas a gente vende em todos os lugares do Brasil. Nem com receita você não consegue."

O homem, que se identificou como Júnior, age como médico e dá até consulta por telefone. Ele orienta o paciente virtual a comprar um kit que, supostamente, irá ajudar na recuperação.

O site inclusive criou um manual de procedimento abortivo, que diz quais são os riscos em cada mês de gestação e o número de comprimidos necessários.

Medicamentos para artrite, impotência sexual e moderadores de apetite são oferecidos na rede, para entrega em qualquer ponto do país. A encomenda é entregue em casa, na maioria das vezes via correios.

Uma mulher que usou um dos medicamentos proibidos pela Anvisa perdeu a sensibilidade em parte da boca por causa de um anestésico usado durante um tratamento odontológico. O dentista que a socorreu disse que a paciente correu risco de vida. 

 Repressão

A Anvisa considera muito difícil reprimir a venda pela internet de remédios proibidos, já que a maioria dos provedores desses sites funciona fora do país. A agência alerta que a venda de medicamentos pela rede não é regulamentada. Por isso, a orientação é a de sempre procurar farmácias e drogarias.

"Esses produtos são ilegais, podem possuir substâncias nocivas, não sabemos como são fabricados, e a saúde de quem consome pode estar muito comprometida", afirma Tiago Rauber, técnico da Anvisa.

Segundo a polícia, vender o produto ilegal é crime, com pena que varia de 10 a 15 anos de prisão. Comprar produtos assim também pode dar cadeia, com pena de um ano de detenção.

 

 

Terra

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis