Menu
SADER_FULL
quinta, 16 de agosto de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Remédio contra lepra reduz aparecimento do Parkinson

29 Nov 2004 - 17h46
Um remédio habitualmente subministrado em pacientes com lepra, chamado rifampicina, reduz entre a possibilidade de desenvolver o mal de Parkinson, o que abriria novas vias de pesquisa sobre a doença, disse nesta segunda-feira o cientista Anthony L. Fink.

Ao saber que os doentes de lepra tratados durante um tempo prolongado com rifampicina diminuíam as probabilidades de desenvolver o mal de Parkinson, os cientistas decidiram fazer experimentos "in vitro" para comprovar se esse remédio era eficaz para frear a doença.

A investigação coordenada por Fink, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, consistiu em analisar os efeitos do antibiótico rifampicina na luta contra o Parkinson. O uso do remédio não está limitado ao tratamento da lepra, mas também ao de outras doenças como a tuberculose.

Até agora se sabia, a partir de estudos epidemiológicos em leprosos, que os pacientes com esse mal tratados durante anos com rifampicina tinham menos probabilidades de desenvolver demência senil, um mal associado ao Alzheimer e aproximadamente a um terço dos doentes de Parkinso.

Na pesquisa se tentou comprovar se esse fármaco ajudava a prevenir a multiplicação anormal do gene alfa-sinucleína que se detecta a partir da morte de células nervosas do cérebro, quando aparentemente se desencadeia o desenvolvimento do Parkinson.

No entanto, ainda são necessários mais trabalhos para determinar se a rifampicina seria efetiva do ponto de vista terapêutico em doentes de Parkinson.

Por outro lado, outras pesquisas anteriores realizadas em laboratório demonstram que a rifampicina pode ajudar na prevenção de outras doenças além do Parkinson, como o Alzheimer, lembrou Fink.

 

EFE

Deixe seu Comentário

Leia Também

TECNOLOGIA
Segunda via do RG pode ser solicitada pela internet
BOA AÇÃO
Empresário curado faz doação milionária para hospital público
VIOLENCIA
Homem desce do carro e mata mulher com tiro a queima roupa
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Laureta confessa que matou Remy; Karola foi cúmplice
PRESO EM 2010
Morre o homem apontado como maior contrabandista de cigarros do País
ELEIÇÕES 2018 - REGISTRO FEITO
AGORA: PT registra candidatura de Lula e tem até 17 de setembro para trocar candidato
BRIGA DE FAMILIA
Briga de irmãos termina com faca cravada na cabeça de jovem adolescente
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Zefa rompe com Severo: 'Você não merece nada de bom de mim!'
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval é traficante de diamante
NOVELA DA RECORD
Herodíade diz que foi agarrada por Batista e Joana a chama de mentirosa.