TASS_MOTORS
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 16 de Dezembro de 2017
RIO_DOURADOS
DELPHOS_FULL
30 de Março de 2007 10h23

Reinaldo Azambuja apóia marcha dos prefeitos a Brasília

Kelly Venturini

 

Solidário aos prefeitos que reivindicam junto ao Governo Federal o cumprimento de compromissos anteriormente assumidos e novas políticas para distribuição de recursos Azambuja apóia Marcha em defesa dos municípios

 

 

Os prefeitos de Mato Grosso do Sul estarão participando, no próximo dia 10, em Brasília, da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que irá buscar junto ao Governo Federal uma política mais justa na distribuição de recursos para os municípios e a cobrança dos compromissos assumidos nos últimos anos, que ainda não foram cumpridos.

 

 

O evento conta com o apoio e a colaboração das entidades municipalistas de todo o país e será realizado no Hotel Blue Tree, em Brasília, no período de 10 a 12 de abril, tendo como tema central a promoção de uma Reforma Federativa, uma vez que nas quase duas décadas desde a Constituição, ocorreu o repasse de cada vez mais atribuições para os municípios, sem a devida contrapartida financeira, segundo explica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.



”Além disso, não poderíamos deixar de abordar temas que passam a integrar o dia-a-dia dos municípios e que necessitam de mais esclarecimentos, como o novo mecanismo de financiamento da educação básica, o Fundeb
(Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), o novo modelo de gestão da saúde, o Pacto pela Saúde, a nova Reforma tributária que está sendo proposta pelo Governo Federal, o novo marco regulatório do saneamento, o Programa de Aceleração do Crescimento, entre outros” esclareceu Paulo.

 

 

Conhecedor das principais mazelas que afligem os municípios, após dois mandatos como prefeito de Maracaju, e dois anos como presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul) o deputado Estadual Reinaldo Azambuja, líder da bancada do PSDB na Assembléia fala da importância deste tipo de iniciativa. “A Confederação Nacional dos Municípios tem competência e organização que a gabaritam para discutir com propriedade essas questões...”.

 

No caso do Fundeb, o deputado observa que por ser uma coisa nova e estar sendo implantado agora os municípios devem redobrar a atenção com relação a sua execução. “Não se pode permitir que recursos do município sejam retirados para financiar o ensino médio penalizando assim o ensino fundamental, por exemplo... A educação infantil e o ensino fundamental fazem parte da iniciação da criança na escola... devem ter prioridade... Esta responsabilidade esta com os municípios... Não podemos permitir que este recurso deixe de atender essa demanda que é primordial na base educacional de qualquer criança!” finalizou.

 

Quanto ao marco regulatório do saneamento básico Azambuja se disse conhecedor da grande mobilização para que o compromisso saia da responsabilidade das prefeituras, contudo o deputado se mostra solidário a luta dos prefeitos por que defende que quem deve legislar sobre as questões de saneamento são os municípios.

 

“Acredito que a marcha do dia 10, com a participação da Assomasul e CNM [Confederação Nacional dos Municípios] e a competência que lhes é peculiar, trará resultados muito positivos para Mato Grosso do Sul!” finalizou.

 

O Prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PSDB), presidente da Assomasul esta encabeçando o grupo que viajará a Brasília. Eraldo acredita ser de grande valia a participação dos colegas prefeitos na marcha, destacando ser primordial que o governo federal e os deputados olhem com mais atenção para as questões que estarão reivindicando naquela oportunidade.

 

 

 

 

Fátima News

Comentários
Veja Também
SADER_LATERAL
LOJA_02
pupa
Últimas Notícias
  
LOJA_02
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.