Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Reinaldo Azambuja apóia marcha dos prefeitos a Brasília

30 Mar 2007 - 10h23

Kelly Venturini

 

Solidário aos prefeitos que reivindicam junto ao Governo Federal o cumprimento de compromissos anteriormente assumidos e novas políticas para distribuição de recursos Azambuja apóia Marcha em defesa dos municípios

 

 

Os prefeitos de Mato Grosso do Sul estarão participando, no próximo dia 10, em Brasília, da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que irá buscar junto ao Governo Federal uma política mais justa na distribuição de recursos para os municípios e a cobrança dos compromissos assumidos nos últimos anos, que ainda não foram cumpridos.

 

 

O evento conta com o apoio e a colaboração das entidades municipalistas de todo o país e será realizado no Hotel Blue Tree, em Brasília, no período de 10 a 12 de abril, tendo como tema central a promoção de uma Reforma Federativa, uma vez que nas quase duas décadas desde a Constituição, ocorreu o repasse de cada vez mais atribuições para os municípios, sem a devida contrapartida financeira, segundo explica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.



”Além disso, não poderíamos deixar de abordar temas que passam a integrar o dia-a-dia dos municípios e que necessitam de mais esclarecimentos, como o novo mecanismo de financiamento da educação básica, o Fundeb
(Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), o novo modelo de gestão da saúde, o Pacto pela Saúde, a nova Reforma tributária que está sendo proposta pelo Governo Federal, o novo marco regulatório do saneamento, o Programa de Aceleração do Crescimento, entre outros” esclareceu Paulo.

 

 

Conhecedor das principais mazelas que afligem os municípios, após dois mandatos como prefeito de Maracaju, e dois anos como presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul) o deputado Estadual Reinaldo Azambuja, líder da bancada do PSDB na Assembléia fala da importância deste tipo de iniciativa. “A Confederação Nacional dos Municípios tem competência e organização que a gabaritam para discutir com propriedade essas questões...”.

 

No caso do Fundeb, o deputado observa que por ser uma coisa nova e estar sendo implantado agora os municípios devem redobrar a atenção com relação a sua execução. “Não se pode permitir que recursos do município sejam retirados para financiar o ensino médio penalizando assim o ensino fundamental, por exemplo... A educação infantil e o ensino fundamental fazem parte da iniciação da criança na escola... devem ter prioridade... Esta responsabilidade esta com os municípios... Não podemos permitir que este recurso deixe de atender essa demanda que é primordial na base educacional de qualquer criança!” finalizou.

 

Quanto ao marco regulatório do saneamento básico Azambuja se disse conhecedor da grande mobilização para que o compromisso saia da responsabilidade das prefeituras, contudo o deputado se mostra solidário a luta dos prefeitos por que defende que quem deve legislar sobre as questões de saneamento são os municípios.

 

“Acredito que a marcha do dia 10, com a participação da Assomasul e CNM [Confederação Nacional dos Municípios] e a competência que lhes é peculiar, trará resultados muito positivos para Mato Grosso do Sul!” finalizou.

 

O Prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PSDB), presidente da Assomasul esta encabeçando o grupo que viajará a Brasília. Eraldo acredita ser de grande valia a participação dos colegas prefeitos na marcha, destacando ser primordial que o governo federal e os deputados olhem com mais atenção para as questões que estarão reivindicando naquela oportunidade.

 

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto