Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 16 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Rede Globo promete TV digital até dezembro deste ano

3 Abr 2007 - 15h53
A TV digital é a maior novidade que a Rede Globo prometeu para 2007. O recurso poderá ser desfrutado pelos paulistanos em 2 de dezembro, data anunciada pela emissora. No Rio de Janeiro, a previsão é para 2008 e nas outras cidades do País não há datas confirmadas.

A iniciativa já era prevista pelo governo federal desde 2006 e a Rede Globo foi uma das primeiras a aderir o padrão. Outras emissoras, como a TV Cultura e a Rede Record, também já fizeram seus primeiros investimentos na tecnologia.

Inicialmente, a transmissão digital será feita via UHF, uma vez que a grande maioria dos aparelhos televisores no Brasil foi comercializada antes da nova determinação. Como o processo tem custos altos, a Rede Globo pretende exibir somente programas do horário nobre no formato, ampliando suas "fronteiras" ao longo dos anos.

A grande vantagem da TV digital é a capacidade de imagem e som, que chega a ser quatro vezes maior do que nos aparelhos analógicos. O formato japonês, adotado com várias críticas da mídia especializada, permite também que os espectadores vejam informações dos programas, mandem mensagens e consultem diferentes serviços, função que só será aperfeiçoada nos próximos anos.

A transmissão funciona perfeitamente apenas por um canal. "Ou existe a qualidade de imagem, ou a TV digital não existe", disse Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia, referindo-se às capacidades móveis que a nova tecnologia pode permitir.

Assim como no Japão, se a tecnologia for implantada corretamente, os brasileiros poderão acompanhar a televisão pelo carro, computadores e até aparelhos de celular em tempo real, sem qualquer interferência de imagem ou som.

A Rede Globo já mostrou interesse em utilizar seu potencial de marketing para ampliar sua programação, mas tudo dependerá das regras de transmissão determinada pelo Ministério das Comunicações.

O plano é que em dez anos todos os brasileiros recebam a TV digital em suas casas, sob incentivo do governo, embora o diretor geral da emissora, Octávio Florisbal, afirme que o período estipulado ainda é curto.

A Rede Globo, que já teve problemas com o público ao tentar adaptar o formato de suas novelas para uma imagem com cara de "filme", muito comum na TV digital do Japão e Estados Unidos, afirmou que está no processo de aprendizado e que muitos conceitos serão mudados a partir desta era.

 

 

Terra

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALERTA
Smartphone afeta a saúde mental, e o dano pode começar em crianças de 2 anos!
TRAGÉDIA
“Tentei socorrer ele, mas não deu certo”: conta filho de motociclista levado por enxurrada
FURIA DA NATUREZA
Enxurrada derruba casa e provoca pânico e destruição
NOVELA GLOBAL
Gabriel e Valentina viram inimigos mortais em 'O sétimo guardião'
REALITY SHOW
BBB 19 começa hoje. Na Rocinha Casa de Darnrley vira "QG" de Torcida
POSSE DE ARMAS
Bolsonaro assina nesta terça-feira decreto que facilita posse de armas
HEROINA
Professora Helley, que salvou crianças de incêndio em Janaúba, é homenageada e dá nome a rodovia
FAMOSIDADES
Doente, José Mayer foi esquecido pela Globo e abandonado por ‘Amigos’
NOVA LEI
Motoristas condenados por contrabando vão perder a CNH por cinco anos
SUCATA
Jovem transforma pneus velhos em lindas caminhas para pets.