Menu
PASSARELA
segunda, 23 de julho de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Recusa de Artuzi em responder requerimentos gera denúncia no MPE

26 Mai 2010 - 14h38Por Dourados Informa
O vereador Dirceu Longhi (PT) denunciou a Prefeitura de Dourados na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, na tarde da última segunda-feira, pedindo a instauração de inquérito para investigar a recusa do prefeito Ari Artuzi (PDT) em responder aos requerimentos que foram aprovados pela Câmara Municipal cobrando explicações sobre gastos com o dinheiro público. “Diante da negativa em responder os questionamentos apresentados por meio de diversos requerimentos, na forma da Lei Orgânica Municipal, procurei o Ministério Público para que faça valer não apenas o meu direito, mas, sobretudo, a minha obrigação de fiscalizar o erário”, explica Longhi.

Na denúncia entregue ao promotor de Justiça Paulo Cesar Zeni, o vereador Dirceu Longhi relata que apresentou no plenário da Câmara Municipal inúmeros requerimentos cobrando informações do prefeito Ari Artuzi sobre a execução de obras e serviços que são bancadas com recursos públicos. “Ocorre que o prefeito, em flagrante descumprimento de preceito legal, vem repetidamente deixando de responder os requerimentos”, reclama Longhi. “Ora, se o Art. 66 da Lei Orgânica Municipal define claramente que compete privativamente ao prefeito prestar informações solicitadas pelo Poder Legislativo, o não cumprimento dessa obrigação é motivo de representação no Ministério Público Estadual”, argumenta.

Dirceu Longhi lembra ainda que o Art. 18, parágrafo 3o, da Lei Orgânica, estabelece prazo para respostas, mas nenhum desses prazos está sendo respeitado. “Só estou cumprindo o papel para o qual fui eleito, mesmo porque o mesmo Art. 18 da LOM deixa claro que a Mesa Diretora da Câmara Municipal poderá encaminhar pedidos escritos de informações aos secretários municipais, importando em infração político-administrativo, nos termos da lei, a recusa ou não atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas”, salienta.

Na denúncia apresentada na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Dourados, o vereador Dirceu Longhi anexou todos os requerimentos aprovados pela Câmara Municipal, bem como cópias dos protocolos de recebimento pela Secretaria Municipal de Governo e demais Secretarias que deveriam prestar informações. “Um desses requerimentos cobra, por exemplo, informações sobre o contrato firmado pela prefeitura com empreiteiras para serviços de manutenção das vias públicas e tapa-buracos, já que entendemos que esses serviços são de péssima qualidade e temos informações que os preços praticados estão muito acima dos valores de mercado”, denuncia o vereador.

No requerimento, Dirceu Longhi solicita que a Prefeitura de Dourados encaminhe à Câmara Municipal as cópias dos contratos firmados com as empresas que estão executando esses serviços, bem como cópias dos contratos que foram firmados no ano passado e os termos aditivos. “Também estou cobrando que a prefeitura envie cópias dos Alvarás de funcionamento dessas empresas, cópias da relação de empenho e pagamentos efetuados a estas empresas em 2009 e 2010”, explica.

Todos os requerimentos foram aprovados em plenário e encaminhado ao Executivo de forma regimental. “Se negar a responder os questionamentos da Câmara Municipal é sonegar informação ao contribuinte e violar gravemente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no quisito transparência com os gastos públicos”, desabafa o vereador. “Tenho certeza que a partir da denúncia que protocolamos na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, as respostas começarão a chegar e poderemos, enfim, entender quanto a Prefeitura de Dourados está gastando com esses serviços, já que as tais operações tapa-buracos estão sendo realizadas desde o ano passado e até hoje o município não conseguiu deixar as ruas da cidade em condições de trafegabilidade”, finaliza Dirceu Longhi.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPERAÇÃO POLICIA FEDERAL
Prisões de Puccineli e filho são destaques em jornais nacionais
OSTENTAÇÃO
Cavalo que vale mais que uma Ferrari é destaque em exposição
CAMPO BELO RESORT - PROMOÇÃO
Campo Belo Resort com promoção especial de 22 a 31 de julho, CONFIRA
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Karola descobre o paradeiro de Luzia e chantageia a DJ: Beto ou cadeia?
ACIDENTE FATAL NO BEACH PARK
Acidente no Beach Park, veja como é o brinquedo 'Vainkará' que matou turista
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Fátima do Sul: O Boticário lança linha de cuidados masculinos e mostra que homens também se cuidam
ACIDENTES NAS ESTRADAS
Acidente grave: nove caminhões e um morto na BR-376
POLEMICA
Transexual é retirada algemada de banheiro público feminino em Araruama
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Remy agarra Luzia e Ícaro salva a mãe de ser estuprada
TURISMO PELO BRASIL E MUNDO
Indústria de Hotéis aguarda aprovação dos jogos para captar bilhões em produtos turísticos