Menu
SADER_FULL
sexta, 19 de abril de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Recusa de Artuzi em responder requerimentos gera denúncia no MPE

26 Mai 2010 - 14h38Por Dourados Informa
O vereador Dirceu Longhi (PT) denunciou a Prefeitura de Dourados na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, na tarde da última segunda-feira, pedindo a instauração de inquérito para investigar a recusa do prefeito Ari Artuzi (PDT) em responder aos requerimentos que foram aprovados pela Câmara Municipal cobrando explicações sobre gastos com o dinheiro público. “Diante da negativa em responder os questionamentos apresentados por meio de diversos requerimentos, na forma da Lei Orgânica Municipal, procurei o Ministério Público para que faça valer não apenas o meu direito, mas, sobretudo, a minha obrigação de fiscalizar o erário”, explica Longhi.

Na denúncia entregue ao promotor de Justiça Paulo Cesar Zeni, o vereador Dirceu Longhi relata que apresentou no plenário da Câmara Municipal inúmeros requerimentos cobrando informações do prefeito Ari Artuzi sobre a execução de obras e serviços que são bancadas com recursos públicos. “Ocorre que o prefeito, em flagrante descumprimento de preceito legal, vem repetidamente deixando de responder os requerimentos”, reclama Longhi. “Ora, se o Art. 66 da Lei Orgânica Municipal define claramente que compete privativamente ao prefeito prestar informações solicitadas pelo Poder Legislativo, o não cumprimento dessa obrigação é motivo de representação no Ministério Público Estadual”, argumenta.

Dirceu Longhi lembra ainda que o Art. 18, parágrafo 3o, da Lei Orgânica, estabelece prazo para respostas, mas nenhum desses prazos está sendo respeitado. “Só estou cumprindo o papel para o qual fui eleito, mesmo porque o mesmo Art. 18 da LOM deixa claro que a Mesa Diretora da Câmara Municipal poderá encaminhar pedidos escritos de informações aos secretários municipais, importando em infração político-administrativo, nos termos da lei, a recusa ou não atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas”, salienta.

Na denúncia apresentada na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Dourados, o vereador Dirceu Longhi anexou todos os requerimentos aprovados pela Câmara Municipal, bem como cópias dos protocolos de recebimento pela Secretaria Municipal de Governo e demais Secretarias que deveriam prestar informações. “Um desses requerimentos cobra, por exemplo, informações sobre o contrato firmado pela prefeitura com empreiteiras para serviços de manutenção das vias públicas e tapa-buracos, já que entendemos que esses serviços são de péssima qualidade e temos informações que os preços praticados estão muito acima dos valores de mercado”, denuncia o vereador.

No requerimento, Dirceu Longhi solicita que a Prefeitura de Dourados encaminhe à Câmara Municipal as cópias dos contratos firmados com as empresas que estão executando esses serviços, bem como cópias dos contratos que foram firmados no ano passado e os termos aditivos. “Também estou cobrando que a prefeitura envie cópias dos Alvarás de funcionamento dessas empresas, cópias da relação de empenho e pagamentos efetuados a estas empresas em 2009 e 2010”, explica.

Todos os requerimentos foram aprovados em plenário e encaminhado ao Executivo de forma regimental. “Se negar a responder os questionamentos da Câmara Municipal é sonegar informação ao contribuinte e violar gravemente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no quisito transparência com os gastos públicos”, desabafa o vereador. “Tenho certeza que a partir da denúncia que protocolamos na 11a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, as respostas começarão a chegar e poderemos, enfim, entender quanto a Prefeitura de Dourados está gastando com esses serviços, já que as tais operações tapa-buracos estão sendo realizadas desde o ano passado e até hoje o município não conseguiu deixar as ruas da cidade em condições de trafegabilidade”, finaliza Dirceu Longhi.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil
CAMPO BELO RESORT - PARAÍSO É AQUI
Com noite Árabe e Italiana, PACOTE do dia 03 a 05 de maio já disponível para o Campo Belo Resort
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Menino de 12 anos foge de casa, burla esquema de segurança e embarca em avião
DEU RUIM
Vítima reage e mata assaltante que tentava roubar camioneta em Toledo – ASSISTA VÍDEO
PAI MONSTRO
Pai é preso suspeito de estuprar e engravidar a filha de 11 anos
15 METROS DE ALTURA
MILAGRE – Menina de um ano que caiu do 4º andar de prédio não sofreu nenhuma fratura
ACIDENTE NA ESCOLA
Criança de 7 anos tem ferimentos graves após trave de futebol cair em sua cabeça em escola
ESTUPRO
Grávida de 20 anos foi estuprada ao pegar carona. Tarado filmou a ação
ACERTO DE CONTAS
Homem é morto a facadas e tem cadeado colocado na boca
POLEMICA
Funcionária de creche chamada de 'vadia' em faixa exposta em praça de MG recebe apoio