Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
Irregularidades

Receita vai bloquear 100 mil empresas em programa do Simples Nacional

O Fisco identificou essas companhias declarando irregularmente isenções e imunidades para reduzir o pagamento de imposto.

23 Out 2017 - 13h38Por iG Noticias

A Receita Federal informou nesta segunda-feira (23) que aproximadamente 100 mil micro empresas serão bloqueadas, ou seja, não poderão transmitir a Declaração Mensal do Simples Nacional (PGDAS-D) do mês de novembro. Isso é reflexo de um pente fino feito pelo órgão para impedir a continuidade de fraudes e demais irregularidades na arrecadação de impostos dessas empresas.
Ao serem impedidas de entregar a PGDAS-D, as mesmas perdem o acesso ao sistema que calcula os tributos, disponível no Portal do Simples Nacional, emitir e imprimir o documento de arrecadação (DAS). A ação da Receita Federal é parte do combate a irregularidades na declaração das mesmas para diminuir o tributo a ser pago pela atividade exercida.
No caso dos contribuintes do Simples Nacional, a Receita já identificou quase 100 mil empresas que, sem amparo legal, assinalaram no PGDAS-D campos como “imunidade”, “isenção/redução-cesta básica” ou ainda “lançamento de ofício”. Essa marcação acaba por reduzir indevidamente o valor dos tributos a serem pagos, explicou o órgão de fiscalização.
Regularização
As empresas que foram enquadradas num dos erros informados, antes de fazer a transmissão da declaração e da nota de prestação de serviço, terá de ratificar, ou seja, corrigir as informações incoerentes das declarações anteriores. Após essa ratificação dos dados, terá se ser emitida uma DAS com valores complementares para efetuar a autorregularização da empresa.
As empresas que não fizeram a regularização dos valores da declaração podem ser penalizadas, sendo uma dessas penas a exclusão do regime do Simples Nacional . O próprio PGDAS-D apontará as declarações a serem retificadas.
Foi informado pelo Fisco que a medida não pega as empresas enquadradas no Simples Nacional de surpresa. Para minimizar esse tipo de erro na declaração, tanto o site da Receita quando o do Simples Nacional, têm alertado aos usuários a necessidade de verificar possíveis erros. 
Todos os anos a Receita Federal anuncia a exclusão das empresas do sistema de simplificação tributária no mês de outubro. O que chamou a atenção neste foi o número recorde de empresas com irregularidades constatadas pelo Fisco. 
Leia também: Em recuperação judicial, Oi chega a acordo com quase metade de seus credores

 

Leia Também

PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C
Luto em Fátima do Sul
Faleceu o radialista e artista de circo João Ramão da Silva Cuno, o querido gaúcho
Ajude
Família busca ajuda para criança autista com suspeita de síndrome rara e obesidade mórbida
VICENTINA - SUSTO - SÃO JOSÉ
Em Vicentina, temporal devasta o distrito de São José moradores enfrentam perdas e desespero
ALTA MÉDICA
Recém-nascido abandonado em sacola recebe alta de hospital

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente