Menu
SADER_FULL
domingo, 25 de agosto de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Receita começa a receber declarações atrasadas do IR

2 Mai 2007 - 09h49
Os cerca de 300 mil contribuintes que perderam o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2007 já podem enviar a declaração atrasada. O prazo para entrega começou a contar desde as 8h desta quarta-feira (2). Quanto mais o contribuinte demorar, maior será a multa. Veja o site da Receita Federal.
 
A entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2007 terminou às 20h de segunda-feira (30). Quem não prestou as contas ao Leão estará automaticamente sujeito ao pagamento de uma multa. É importante lembrar que a penalidade só se aplica a quem não enviou a declaração no prazo. O contribuinte que mandou o IR a tempo, mas precisa fazer uma retificação, está livre da multa.
 
Para aqueles que têm direito à restituição de IR, a multa será de R$ 165,74. Esse valor será descontado no momento em que a Receita liberar a restituição (caso o montante a receber seja superior a este). No caso dos contribuintes com imposto a pagar, a multa pelo atraso é de 1% do imposto de devido por mês. Ou seja: quanto mais o contribuinte demorar, maior será o valor da penalidade. A multa máxima é de 20% do imposto devido.

O especialista Domingos Orestes Chiomento, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP), lembra que o contribuinte que não entregar a declaração, mesmo atrasada, ficará em débito com a Receita e poderá ter problemas para pegar abrir conta em banco, abrir uma empresa ou tomar empréstimos, pois terá o CPF bloqueado.

O boleto para pagamento da multa é gerado no momento de entrega da declaração atrasada. “O contribuinte pode imprimir e pagar a multa direto”, diz o consultor tributário Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, responsável pelo Blog do Contador do G1. Em alguns casos, a notificação da multa pode ser expedida pela própria Receita e será recebida pelos Correios.

 Restituição

Para quem tem imposto a receber, os lotes de restituição do Imposto de Renda 2007 começam a ser pagos em 15 de junho, em lotes mensais, até dezembro. O site da Receita Federal apresentou uma novidade este ano: quem entregou a declaração já pode conferir se está ou não na malha fina.

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

A CASA CAIU
Homem pede divórcio ao descobrir que não é pai de nenhum dos nove filhos
ESTADO GRAVE
Homem ateia fogo em mulher e filha de 4 anos 80% do corpo queimado
SURPRESA E FÉ
Homem que morava em uma barraca ganha casa reformada
JUSTIÇA PROPRIAS MÃOS
Suspeito de ter estuprado criança é assassinado por lideranças de bairro
ASSISTA A REPORTAGEM
Família da modelo Mylena Mendes, que morreu em acidente faz protesto no Fórum
NOVELA GLOBAL
Régis confessa que forjou DNA de Arthur em 'A dona do pedaço'
FOGO NA AMAZONIA
Macron diz que Bolsonaro mentiu, e Europa ameaça retaliar Brasil
TURISMO
Curtir a Cidade Maravilhosa com pacotes de viagens baratos
FUTEBOL - PAIXÃO NACIONAL
Uma estrutura confiável para resultados de futebol
POSSE DE ARMA
Posse de arma em toda extensão da fazenda é aprovada e segue para sanção