Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Rafael Faria e a importância do “Profissional de Educação Física”

2 Set 2010 - 18h10Por

 

PROFISSIONAL DE DUCAÇÃO FÍSICA

 

 

Rafael Faria Corrêa*

 

 

Primeiramente gostaria de parabenizar todos os profissionais de Educação Física por este dia. Essa profissão ainda é muito discriminada por muita gente, talvez por não conhecer o quão grande a responsabilidade de nossa profissão, exemplificando, por meio de Exercícios Físicos orientados de forma correta por um profissional gabaritado, doenças como Diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, depressão e tantas outras doenças, podem ser diminuídas ou até curadas.

 

 

Atento a isso, o Ministro da Saúde implantou no PSF (Programas de Saúde da Família) o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), o que incluem profissionais como, Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos... E também os profissionais de Educação Física, para que pessoas com doenças crônicas degenerativas já mencionadas anteriormente, diminuam as dosagens ou até mesmo a suspensão dos medicamentos e obtendo menos gastos com a compra de remédios.

 

 

A importância dos Exercícios Físicos, todos sabem, mas o que nem todos sabem que o único profissional capacitado a prescrever Exercícios Físicos é o profissional da Educação Física. Frequentemente observa-se outros profissionais ministrando aulas aeróbicas e de atividades física, em centro de convivência ou outros órgãos públicos e privados, fazendo assim, o exercício ilegal da profissão.

 

 

A moda agora nas cidades são as “academias ao céu aberto” ou “ao ar livre”, mas não vejo um profissional de Educação Física lá para orientar a forma correta de manuseio, carga, intensidade e duração dos exercícios, para prevenir lesões. É o mesmo que chegar a um hospital e não ter médico ou enfermeiro para consultar ou administrar medicamentos.

 

 

Lembro a vocês que o Brasil sediará a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mesmo sendo estes os dois maiores eventos desportivos do mundo, não temos incentivo ao esporte por partes dos governantes. Quantos talentos do nosso estado não se tornaram atletas por falta de investimentos e escolinhas desportivas?

 

 

Temos que lutar mais pela nossa classe, para que projetos como o que estão tramitando no congresso, não aconteça, ou seja, os deputados querem aprovar uma lei em que ex-atletas possam trabalhar com escolinhas de treinamentos, mesmo não sendo graduado na área, isso é um absurdo, pra que então estudar 04 (quatro) anos em um curso de ensino superior? Pra que termos matérias específicas da área, com suas pedagogias e didáticas? E a disciplina de Treinamento Desportivo onde devo aplicar, já que um ex- atleta estará em meu lugar, será que ele vai saber planejar um treinamento e o porquê ele estará fazendo? Com qual base científica? Ou vai apenas ser um repetidor de gestos?

 

 

Nesse primeiro de Setembro Passado, “DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA” não tenho muito que comemorar, mas acredito que um dia esta história possa se reverter e passaremos a ser mais valorizados. Só porque não usamos jalecos e roupas brancas, não quer dizer que não somos profissionais da saúde.

 

 

Parabéns a Todos os profissionais de Educação Física pelo seu dia!!!

 

 

* Prof. MSc. e Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade de Fátima do Sul – FAFS.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis