Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Radiação emitida por celular prejudica DNA, diz estudo

20 Dez 2004 - 15h19
Ondas de rádio emitidas por telefones celulares prejudicam as células do corpo e o DNA em condições de laboratório, afirmou um novo estudo financiado pela União Européia (UE).

O chamado estudo Reflexo, conduzido por 12 grupos de pesquisa em sete países europeus, não chegou a comprovar que os celulares são um risco à saúde, mas concluiu que é preciso fazer novas pesquisas para saber se os efeitos prejudiciais se repetem fora do ambiente de laboratório.

A indústria mundial do celular, que movimenta 100 bilhões de dólares ao ano, afirma que não há nenhuma evidência conclusiva sobre efeitos prejudiciais da radiação eletromagnética.

Só este ano, cerca de 650 milhões de aparelhos celulares devem ser vendidos aos consumidores. Mais de 1,5 bilhão de pessoas utilizam celulares no mundo.

O projeto de pesquisa, que levou quatro anos e que foi coordenado pelo grupo alemão Verum, analisou os efeitos da radiação em células humanas e de animais em laboratório.

Depois de serem expostas a campos eletromagnéticos típicos de celulares, as células mostraram um aumento significativo nos rompimentos em uma ou nas duas fitas de DNA. Nem sempre o dano pôde ser reparado pela célula.

O DNA leva o material genético de um organismo e suas diferentes células.

"Houve um dano permanente para as gerações futuras de células", disse o líder do projeto, Franz Adlkofer. Células que sofrem mutação são consideradas uma das possíveis causas do câncer.

A radiação utilizada no estudo estava em níveis de taxa de absorção específica (SAR) entre 0,3 e 2 watts por quilo. A maioria dos celulares emite sinais de rádio em níveis de SAR entre 0,5 e 1 W/kg.

A SAR é a medida da taxa da absorção da radioenergia pelo tecido do corpo, e o limite recomendado pela Comissão Internacional de Proteção à Radiação Não-Ionizante é de 2 W/kg.

O estudo também analisou outros efeitos prejudiciais nas células.

Os pesquisadores afirmaram que o estudo não é comprobatório dos riscos à saúde por causa das condições de laboratório. Mas acrescentaram que "os efeitos genotóxicos e fenotípicos claramente exigem estudos adicionais ... em animais ou em voluntários humanos".

Adlkofer recomendou evitar usar o celular quando há uma alternativa disponível, além da utilização do fone de ouvido sempre que possível.

"Não queremos criar pânico, mas é bom tomar precauções", disse, acrescentando que as novas pesquisas podem levar mais quatro ou cinco anos.

Os estudos anteriores sobre os efeitos da radiação dos celulares à saúde mostraram que ele pode existir. Um exemplos é o aquecimento do tecido, que provocaria dor de cabeça e náusea. Nenhum estudo comprovou, no entanto, que a radiação cause danos permanentes.

Nenhuma das seis maiores indústrias de celular respondeu imediatamente à divulgação do estudo.

Em um outro anúncio em Hong Kong, uma empresa alemã chamada G-Hanz apresentou um novo tipo de celular que, segundo afirma, não emite radiação prejudicial.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente