Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Racha no PMDB pode pulverizar candidaturas em Dourados

21 Jul 2007 - 04h53

Um possível racha interno no PMDB por conta das relações estremecidas entre os deputados Ari Artuzi (estadual) e Geraldo Resende (federal) –  deve assinar a ficha de filiação em breve – poderá pulverizar candidaturas em Dourados.

Para analistas, uma possível fragmentação na base aliada do governador André Puccinelli (PMDB) também poderá favorecer o PT, liderado pelo prefeito Laerte Tetila, que reina no município há quase dois mandatos consecutivos.

A divisão poderá ser concretizada caso Artuzi decida procurar abrigo em outra legenda, caso o deputado seja preterido no PMDB, já que a cúpula da legenda prometeu, ao menos verbalmente, apoiar Resende à prefeitura do segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul nas próximas eleições municipais.

Artuzi, que lidera as pesquisas de intenções de voto até o momento, está sendo cortejado por partidos de grande expressão eleitoral e até por nanicos. Entre os grandes, PSDB, DEM e PDT já ofereceram legenda ao parlamentar, considerado um fenômeno eleitoral porque pavimentou seu projeto político por meio do “paternalismo”, usando a classe mais vulnerável da população do município para poder se projetar.

Artuzi não esconde de ninguém a prática da política do “toma lá, dá cá”,  beneficiando os moradores que moram nos grotões da cidade com doações, como cadeira de rodas, cestas de alimento e até caixão de defunto.

Desses partidos, apenas o DEM ofereceu espaço a Artuzi somente a titulo de acomodação partidária, uma vez que tem como candidato natural o vice-governador Murilo Zauith, presidente da executiva regional, como defende publicamente o deputado estadual e vice-presidente regional, Zé Teixeira.

Apesar disso, Zé Teixeira acha que a discussão em torno da indicação ou não do candidato do Democratas a prefeito passa pelo crivo do comando municipal do partido, liderado pelo ex-deputado federal Waldir Guerra. 

Portanto, disputando o cargo por outra legenda, mesmo que em vantagem sobre os demais devido a sua popularidade, o deputado poderá provocar o surgimento de uma terceira via na corrida pelo cargo majoritário em outubro de 2008.

O PSDB, segundo o deputado estadual Reinaldo Azambuja, secretário-geral e que assumirá a executiva regional em agosto, pretende ter candidato próprio e o nome lembrado é o do presidente municipal, Jamal Haddad.

No PDT, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Humberto Teixeira, já se manifestou interessado pela disputa. O partido conta ainda como alternativa com a ex-deputada estadual Bela Barros.

Situação – O PT acompanha as divergências com cautela, mas segmentos do partido já começaram a costurar a candidatura do ex-vice-governador e atual secretário nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke.

A bancada petista avaliou recentemente que Egon é o nome mais viável para concorrer à prefeitura de Dourados, devido ao desempenho eleitoral que obteve em 2006, quando concorreu ao Senado. Ele conquistou 456 mil votos, sendo 45.175 no município.

"Pela votação que ele teve como candidato a senador, eu não tenho dúvida de que ele saiu legitimado das eleições para ser nosso candidato", disse há dias, o deputado federal Vander Loubet (PT). "Acho que nós não podemos brincar, temos que disputar para ganhar em Dourados. E se queremos disputar para ganhar, o melhor nome que temos lá é do Egon", acrescentou.

 

 

Conjuntura Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados