Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 22 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
MEIO AMBIENTE

Queimadas estão proibidas em MS a partir desta segunda-feira

12 Jul 2010 - 05h22Por Diário Online. de Corumbá

A partir de hoje, segunda-feira, 12 de julho, estão proibidas as queimadas controladas em Mato Grosso do Sul. A resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia – SEMAC e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA/MS vai vigorar até 30 de agosto em outras regiões do Estado e até 30 de outubro no Pantanal. O objetivo é diminuir a prática das queimadas durante o período de estiagem.

De acordo com a resolução, publicada na última quinta-feira (08) no Diário Oficial da União, foram estabelecidas as regras para prevenir o uso do fogo em áreas agropastoris e florestais. A justificativa seria que historicamente este período apresenta vários casos de queimadas e teriam forte impacto negativo no ecossistema e na saúde humana. A restrição levou em consideração as previsões climáticas e movimentação dos ventos em Mato Grosso do Sul ao longo do período proibido.

As queimas de solo são usadas para limpezas de solo para pastagens ou plantios e ficam proibidas por conta da estiagem que podem fazer as chamas se alastrarem de forma mais rápida. No Pantanal a restrição será até dia 30 de outubro, nas outras regiões a proibição vigora até 30 de agosto.

Exceções

A medida somente não será válida para a queima de canaviais, como método facilitador do corte de cana-de-açúcar em unidade agroindustrial, também para queima da palhada resultante da colheita mecanizada de sementes, queima controlada utilizada nos cursos de capacitação promovidos pelas entidades membros do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul. Nestes casos é necessário estabelecer o horário da queima e ter autorização prévia das Prefeituras Municipais ou do IMASUL.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DISPUTA ACIRRADA
Vox Populi: Distância cai para 6 pontos
AGRESSÃO
Justiça manda penhorar bens de Dado Dolabella para pagar indenização a camareira agredida
HOMICÍDIO - 17 TIROS
Empresário é morto com 17 tiros; acusados estão detidos
ACIDENTE DE TRANSITO
Carros capotam após batida; criança de 5 anos ficou ferida
POLITICA
TSE abre investigação para apurar suposto crime eleitoral de Bolsonaro
FAMOSIDADES
Jair Bolsonaro teria causado a separação de Neymar e Bruna Marquezine
NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Após suborno e tentativa de estupro, Remy se entrega a polícia para deixar Luzia livre
REALITY SHOW
Perlla é eliminada de A Fazenda com 22,64% dos votos
RETA FINAL
'Segundo sol': Antes de ir para a cadeia, Luzia pede: 'Continuem procurando por Remy! Ele está vivo!
CASO LETICIA
Adolescente morta a facadas contou a amigos que pai estuprou a tia na sua frente:'Tinha quatro anos'