Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
MEIO AMBIENTE

Queimadas estão proibidas em MS a partir desta segunda-feira

12 Jul 2010 - 05h22Por Diário Online. de Corumbá

A partir de hoje, segunda-feira, 12 de julho, estão proibidas as queimadas controladas em Mato Grosso do Sul. A resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia – SEMAC e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA/MS vai vigorar até 30 de agosto em outras regiões do Estado e até 30 de outubro no Pantanal. O objetivo é diminuir a prática das queimadas durante o período de estiagem.

De acordo com a resolução, publicada na última quinta-feira (08) no Diário Oficial da União, foram estabelecidas as regras para prevenir o uso do fogo em áreas agropastoris e florestais. A justificativa seria que historicamente este período apresenta vários casos de queimadas e teriam forte impacto negativo no ecossistema e na saúde humana. A restrição levou em consideração as previsões climáticas e movimentação dos ventos em Mato Grosso do Sul ao longo do período proibido.

As queimas de solo são usadas para limpezas de solo para pastagens ou plantios e ficam proibidas por conta da estiagem que podem fazer as chamas se alastrarem de forma mais rápida. No Pantanal a restrição será até dia 30 de outubro, nas outras regiões a proibição vigora até 30 de agosto.

Exceções

A medida somente não será válida para a queima de canaviais, como método facilitador do corte de cana-de-açúcar em unidade agroindustrial, também para queima da palhada resultante da colheita mecanizada de sementes, queima controlada utilizada nos cursos de capacitação promovidos pelas entidades membros do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul. Nestes casos é necessário estabelecer o horário da queima e ter autorização prévia das Prefeituras Municipais ou do IMASUL.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A QUE PONTO CHEGAMOS
Mãe mata o próprio filho após ser flagrada com amante pelo menino
MINÍSTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Tereza Cristina anuncia seis secretários para Ministério
FAMOSIDADES
Silvio Santos se pronuncia sobre polêmica com Claudia Leitte e reage a campanha feminista
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'