Menu
SADER_FULL
quarta, 14 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Queda do dólar aquece mercado de trabalho no Paraguai

23 Mai 2007 - 05h15

A volta do turismo de compras na região de fronteira, principalmente em Pedro Juan Caballero, reflete, também, na geração de postos de trabalho no Paraguai. Tem muitos brasileiros cruzando a fronteira para trabalhar.

 

Depois de várias tentativas durante quase um ano procurando emprego em Ponta Porã, Roberto Russo resolveu atravessar a fronteira. Ele conseguiu o emprego que queria em um supermercado em Pedro Juan Caballero. “Cada dia está mais difícil conseguir emprego. A gente tem que procurar serviço do lado do Paraguai que está sendo nossa opção hoje em dia”, diz.

 

Este é apenas um exemplo de tantos outros que conseguiram emprego no País vizinho, depois da valorização do real frente ao dólar. A queda da moeda americana incentivou a retomada da economia e aumentou o fluxo de turistas dispostos a gastar na região de fronteira. Para atender a demanda foi preciso contratar mais.

 

E um dos motivos para o aumento do número de vagas no mercado de trabalho é o crescimento nas vendas. Desde 2003, quatro mil novos empregos foram criados em Pedro Juan Caballero. E a expectativa é que esse número aumente ainda mais até o final de 2007.

 

A aposta é principalmente dos setores que mais empregam do lado de lá da fronteira. Dois supermercados representam hoje a maior oportunidade de emprego na cidade vizinha. Em apenas um deles, 160 pessoas já foram contratadas desde o ano passado. Segundo o gerente Christian Mendoza, “com o crescimento nas vendas, vamos ampliar o mercado, e pretendemos contratar mais vinte ou trinta pessoas até o fim do ano”.

 

Desde 2003 o número de contratações aumenta 20% a cada ano, segundo dados da câmara de comércio do Paraguai. Um crescimento que só é possível por causa da queda do dólar.

 

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos