SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 24 de fevereiro de 2018
RIO_DOURADOS
UNIPAR_468
17 de junho de 2010 15h52

Queda da inflação é ajuste tardio de preços dos alimentos

Agência Brasil

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, atribuiu ontem (16) a queda de 0,04% na inflação a um ajuste de preços.

Para ele, a taxa mostra a volta à normalidade entre a oferta e a demanda, principalmente, dos itens do segmento de hortifrutigranjeiros.

O economista lembrou que os preços desses alimentos tinham subido muito no começo do ano em razão da chuva mais intensa nas áreas produtoras.

“Nós acreditávamos que começaria um declínio [dos preços] a partir do final do primeiro trimestre, mas esse movimento demorou mais tempo para ocorrer, tendo-se iniciado apenas agora no final do primeiro semestre”.

Para o economista, com esse cenário fica mais difícil prever tendências para a inflação, porque a taxa ainda está muito influenciada por itens de grande volatilidade (variação brusca) que geram incertezas para as previsões.

Ele citou o feijão e o limão como alguns itens que continuam com preços mais elevados.

Na lista do IPC-S divulgado ontem (16), os principais produtos que ainda pressionam a inflação indicam redução na velocidade de aumentos, como o mamão da Amazônia (papaia) e a cebola.

O IPC-S é medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Comentários
Veja Também
Nossa_Lojas
pupa
FORTALEZA
Últimas Notícias
  
SADER_LATERAL
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.