Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 9 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Quatro senadores e 79 deputados serão candidatos

2 Jul 2004 - 09h56
Menos de 100 parlamentares irão disputar as eleições municipais de outubro próximo, contrariando previsões de que haveria uma centena de candidatos. Ao todo, concorrerão aos cargos de prefeitos e vice-prefeitos 83 parlamentares, sendo 79 deputados e quatro senadores. O PT, que é o maior partido da Câmara, com 89 deputados, terá 19 candidatos a prefeito e um a vice-prefeito. Dos senadores petistas, apenas Ana Júlia Carepa é candidata à prefeitura de Belém- Pará.

O PMDB, segundo maior partido, com 78 deputados, terá sete candidatos ao cargo de prefeito e um ao de vice. Nenhum senador do partido disputará as eleições de outubro. O presidente nacional do partido, deputado Michel Temer, concorrerá a vice-prefeito da cidade de São Paulo, na chapa encabeçada pela deputada Luiza Eundina, do PSB.

Os partidos de oposição - PFL e PSDB – cujas bancadas são de 63 e 51 deputados, respectivamente, terão 16 candidatos disputando os executivos municipais: o PSDB terá sete deputados e o senador Teotônio Vilella que concorre à Prefeitura de Maceió; igual número terá o PFL – sete deputados e o senador César Borges, candidato à prefeitura de Salvador.

O PSB, que tem uma bancada de 22 deputados, terá oito disputando as eleições municipais e, proporcionalmente ao tamanho, é o partido que tem o maior número de candidatos. Também oito dos 52 integrantes do PTB estarão disputando as eleições de outubro - sete o cargo de prefeito e um o de vice.

Dos 44 deputados e três senadores do PL, cinco se candidataram às eleições municipais, sendo quatro deputados e o senador Marcelo Crivella, que disputará a Prefeitura do Rio de Janeiro. Dos 54 deputados do PP, quatro são candidatos ao cargo de prefeito. O PPS, que tem uma bancada de 22 deputados, terá seis deles disputando as eleições municipais.

O PcdoB, com nove deputados e dois ministros de Estado, tem três deputados candidatos às prefeituras de capitais – Rio de Janeiro, Manaus e Fortaleza. Nenhum parlamentar disputará prefeituras de cidades do interior. Dos 12 deputados do PDT, dois são candidatos. O PV e o PSC, cada um com seis deputados, têm também um candidato cada um.

Dos três vice-líderes do governo, dois disputarão as eleições – Beto Albuquerque (PSB-RS) disputa a prefeitura de Porto Alegre e Vicente Cascione a de Santos. Dos candidatos do PT, quatro disputarão as prefeituras das capitais: Natal , Rio de Janeiro , Salvador e Campo Grande (MS) . Dos oito candidatos do PMDB, dois disputarão as prefeituras das capitais: Recife e Porto Alegre.

O PFL é o partido que tem mais candidatos disputando prefeituras de capitais. Parlamentares pefelistas concorrem em cinco delas: Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Salvador. Parlamentares do PSDB disputam as prefeituras de três capitais: Fortaleza, São Luiz e Cuiabá . Prefeituras de três capitais são disputadas por parlamentares do PSB: São Paulo, Porto Alegre e Macapá.

Parlamentares do PTB disputam as prefeituras de duas capitais, Recife e Campo Grande. Dos candidatos do PP, dois disputam os cargos de prefeitos das capitais de Goiás ( Goiânia) e do Espirito Santo (Vitória). A única capital disputada por um parlamentar do PPS é Recife.

As convenções municipais para escolha dos candidatos foram encerradas à meia noite do dia 30 de junho, mas até o registro das candidaturas, que deverá ocorrer no próximo dia 5, o quadro de parlamentares candidatos poderá ser alterado.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Pesqueiro 7 Bello serve delicioso almoço com pratos típicos do peixe neste domingo em VICENTINA
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado
SE DEU MAL
Assaltante é morto após fazer idosa de 83 anos refém no Rio de Janeiro