Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 22 de abril de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Qualidade do sono tem piorado nos últimos tempos

12 Jun 2010 - 10h52Por Ascom/MDS

Ao analisar amostras populacionais da região metropolitana de São Paulo ao longo de três décadas, pesquisadores da Divisão de Medicina e Biologia do Sono, do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, concluíram que há uma tendência ao aumento de queixas relacionadas ao sono. Segundo o artigo publicado por Rogério Santos-Silva e colegas na Sleep Medicine em junho deste ano, 1.000 indivíduos adultos participaram da pesquisa em 1987 e 1995 e 1.101 em 2007.

Os autores contam no artigo que nos três períodos analisados foi utilizada a mesma técnica para obter amostragens representativas dos habitantes de São Paulo com relação ao gênero, idade (20 a 80 anos) e status socioeconômico. Nos três momentos, os pesquisadores ministraram o questionário do sono da Unifesp presencialmente aos participantes.

Os resultados revelaram que, em média 13,9%, 19,15% e 25% dos participantes apresentavam dificuldades para iniciar o sono em 1987, 1995 e 2007, respectivamente. Dificuldade de manutenção do sono foi relatada por 15,8% dos participantes em 1987, por 27,6% em 1995 e por 36,5% em 2007. Já a proporção de indivíduos que passou a acordar de manhã cedo aumentou ao longo dos anos, sendo que esse aumento foi maior entre as mulheres. Os pesquisadores destacam ainda na publicação que ronco habitual foi a queixa mais comum em todos os anos, sendo mais frequente entre homens. Os autores afirmam que em 2007 queixas de pesadelos, bruxismo, cãibras e sonambulismo foram significativamente maiores do que nos outros anos analisados.

Para o grupo de pesquisa, as tendências apontadas pelo estudo deveriam ser consideradas um problema de saúde pública. Além disso, segundo os cientistas, elas mostram a necessidade do desenvolvimento de estratégias de atenção à saúde e educacionais que forneçam informações à população sobre os distúrbios do sono e suas consequências.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOENÇA DO SÉCULO
Yasmim Gabrielle, do ‘Programa Raul Gil’, se suicida após depressão
FATALIDADE
Bebê morre após ser esquecida pelo pai por três horas dentro do carro
IRRESPONSABILIDADE
Bebê de 1 aninho entra em coma alcoólico após pai dar cachaça com refrigerante
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Confira agora os 5 passeios mais românticos de Bonito (MS)
EM ÁUDIO VAZADO
Em áudio, Onyx diz que governo deu 'uma trava na Petrobras', caminhoneiros podem ficar sossegados
EMOÇÃO E RECOMEÇO
Mãe e filho se reencontram em hospital após desabamento de prédios
ACIDENTE FATAL
Três morrem em explosão provocada por vazamento de botijão de gás
NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil
CAMPO BELO RESORT - PARAÍSO É AQUI
Com noite Árabe e Italiana, PACOTE do dia 03 a 05 de maio já disponível para o Campo Belo Resort
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Menino de 12 anos foge de casa, burla esquema de segurança e embarca em avião