Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 19 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Próximo encontro de reitores será realizado no Brasil em 2015

4 Jun 2010 - 07h39Por G1

O 3º Encontro de Reitores Universia ocorrerá no Brasil em 2015, anunciou o presidente do banco Santander, Emilio Botín, no fechamento do 2º encontro, em Guadalajara, no México, nesta terça-feira (1º). A cidade onde ocorrerá o evento ainda será definida.

O banco promete dobrar os investimentos anuais em universidades do país até 2015. Neste ano, o valor foi de R$ 40 milhões. “Esse valor é apenas para as universidades. Além disso, temos programas voltados ao primeiro emprego e empreendedorismo dos estudantes”, disse o diretor geral do banco e diretor da divisão Santander Universidades, José Antonio Villasante Cerro. Na segunda-feira, Botín afirmou que o banco irá investir 600 milhões de euros até 2015 na educação superior em todo o mundo.

Alguns dos programas oferecidos pelo banco são oportunidades de viagens de estudantes brasileiros à China, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha para intercâmbio em universidades.

"Entre julho e agosto, mandaremos jovens brasileiros à Espanha, para um curso de imersão, e à China, para estudos em biotecnologia e mudanças climáticas", disse Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidadades no Brasil.

Com cerca de mil representantes de universidades da região ibero-americana e de outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e China, o encontro de Guadalajara teve a assinatura de um acordo com cinco propostas principais para as instituições de ensino superior da região.

A primeira delas é a da universidade comprometida com a coesão e a inclusão social, com a diversidade, com a promoção do desenvolvimento econômico e social, entre outros. O segundo ponto da declaração é o da universidade sem fronteiras, preocupada em promover a mobilidade estudantil e a internacionalização.

Outra proposta é da universidade formadora, com qualidade docente e com renovação do ensino. O quarto ponto é o da universidade criativa e inovadora, que busca a pesquisa e a transferência de conhecimento. O último é o da universidade eficiente, que busca recursos, é organizada e funcional.

“Criaremos um observatório para acompanhar o andamento das propostas”, disse o reitor da Universidade de Cantabria (Espanha) e presidente da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas, Federico Gutierrez-Solana.

Presente no evento de encerramento do encontro, o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, afirmou que o desenvolvimento dos países da região só ocorrerá se houver o desenvolvimento do conhecimento. “A universidade precisa seguir transmitindo valores éticos para o crescimento de uma sociedade mais honesta, de empresas mais responsáveis, com governança social e por uma globalização humanizada”, disse.

O 2º Encontro de Reitores Universia, em Guadalajara, teve a participação de 1.009 universidades da região ibero-americana e 44 reitores de outros países.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra