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Propostas do Ciclo vão continuar no regime seriado em 2005

26 Nov 2004 - 17h55
A partir do ano que vem a organização curricular nos anos iniciais do ensino fundamental voltará ao regime seriado. A reformulação será detalhada em resolução da Secretaria de Estado de Educação (SED), visando melhorar a qualidade do ensino nessa etapa da educação e atender às solicitações das escolas estaduais.

Muitas das propostas que deram bons resultados no Ciclo vão permanecer. É o caso da avaliação da aprendizagem que, de acordo com a gestora do Ensino Fundamental da SED, Maria Ângela Fachini, continuará sendo diversificada: “O aluno não pode ser avaliado apenas com provas de pergunta e resposta, mas através de produção de texto, avaliação oral, pesquisa e outros instrumentos eficientes para sabermos realmente quais as habilidades e competências que ele adquiriu”.

A mudança do Ciclo para seriado aconteceu porque numa consulta às escolas, feita pela secretaria, a maioria delas, 70%, decidiu voltar ao regime antigo. Outra parte, 25%, optou por continuar com a organização curricular do Ciclo. “Em respeito a essas escolas, a adesão ao Ciclo será optativa e, nas unidades que desejarem, o regime vai continuar”, explica Maria Ângela.

O Ciclo permite a realização de um trabalho diferenciado com os quase 81,5 mil alunos das séries iniciais do ensino fundamental e traduziu-se em resultados positivos para toda a comunidade escolar. Para a Secretaria de Educação, esses resultados foram apontados nos últimos levantamentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC), e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Saems).

A coordenadora de Educação Básica e Profissional, Irene Souza Diniz Pereira, afirma que a resolução prevê inovações para o regime seriado, como a contratação de professores regentes, que ministrarão as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física e Educação artística.

Com a manutenção de experiências do Ciclo, o regime seriado prevê um trabalho diferenciado que inclui mudanças no currículo, na maneira de ensinar, na relação professor-aluno e na organização dos tempos e espaços. A proposta principal é oferecer aos alunos oportunidades de adquirir conhecimentos de acordo com o desenvolvimento individual.

Outra mudança para melhorar a qualidade do ensino nas séries iniciais será o número máximo de 30 alunos por salas, nas primeiras e segundas séries, e 35, nas terceiras e quartas séries. “Isso vai permitir um acompanhamento muito do aluno pelo professor, que torna a aula mais dinâmica e reflete em melhora o rendimento do aluno.”
 
APn

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