Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Promotoria denuncia vale-gasolina em Dourados

22 Set 2010 - 14h54Por Dourados Agora
Na reta final das campanhas partidárias, a Promotoria de Justiça Eleitoral denuncia a compra de votos através do vale-gasolina em Dourados. Esta semana o MPE encaminhou relatório para a Polícia Federal contendo informações necessárias para a abertura de um inquérito criminal. Nomes e partidos já constam no documento. Os candidatos que compraram acima da cota necessária para realizar campanhas em Dourados terão que se explicar na delegacia da PF.

De acordo com o promotor de Justiça, João Linhares, os autos do processo mostram que de maio até agosto houve um súbito crescimento significativo nas vendas de combustível em Dourados. Em algumas empresas, a comercialização do produto teve acréscimo de 60% em relação a períodos comuns.

De acordo com Linhares, é preciso destacar que os postos não são alvos de investigações. "O que estamos fazendo é apenas obtendo a contribuição delas para identificar possíveis irregularidades", ressalta.

Segundo ele, todos os nomes alvo de suspeita, partidos, além das demais informações contidas no documento são suficientes para a abertura de um processo investigativo com maior rigor. "A partir de agora cabe à Polícia Federal chamar os candidatos suspeitos. Eles terão que comprovar utilização do consumo exagerado através de prestação de contas’, alerta.

Linhares também diz que os demais objetos de brindes como pagamento de cirurgias, cestas básicas, dentaduras, entre outros já estão na mira do MP. Apesar disso, ele considera que diferentemente de anos eleitorais anteriores, desta vez, as irregularidades que ferem a legislação eleitoral estão mais inibidas. O motivo, segundo Linhares, seria as últimas operações da Polícia Federal, que levou políticos à cadeia, como o caso da Uragano. "Todo os esforço do Estado culminou em prisões de quadrilhas e isso se reflete positivamente na segurança e conscientização da sociedade".

Segundo o promotor, também é dever do eleitor denunciar tentativas de compras de voto. Para isso ele pode procurar o cartório eleitoral e o Ministério Público para relatar os fatos.

Se comprovada a irregularidade, o político pode ser penalizado por crime de corrupção, captação ilegal de sufrágio e improbidade administrativa. "No aspecto penal ele será preso, e no eleitoral vai perder o mandato", detalha.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis