Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Projetos geram polêmica na Câmara de Glória de Dourados

13 Jun 2007 - 09h10
Manifestação popular, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de Glória de Dourados, devido a votação da “quebra” de veto do Executivo a dois projetos de leis, de autoria do Legislativo, provocou o encerramento da reunião, uma hora após o início. Na sessão, os vereadores deveriam votar sobre o veto da prefeita Vera Regina Dalcin Baur a dois projetos da Câmara, que alteram a denominação de duas escolas municipais de Glória de Dourados.
O primeiro projeto, de autoria do presidente Carlão Denadai, dispõe sobre a alteração do nome da atual escola municipal 2 de Maio (data de emancipação político-administrativa do município), para “Padre Roberto Fulco do Nascimento”. O homenageado, conforme justificativa do vereador, natural de Caçapava do Sul (RS), chegou em Glória de Dourados, em 1959, como vigário da paróquia Nossa Senhora da Glória. Além de várias obras religiosas desenvolvida no município, Fulco participou, ativamente, da vida política do município, sendo eleito prefeito de Glória de Dourados, em 1970. Como administrador municipal, desenvolveu diversas obras, entre elas a instalação do Armazém da Cibrazem; construção das praças Castelo Branco e Pedro Pedrossian; criação de escolas municipais rurais; implantação da eletrificação urbana; criação de cooperativas; instalação da agência do Banco do Brasil e a construção do antigo estádio municipal.
O segundo, de autoria do vereador Elmo de Assis Corrêa, muda o nome da escola municipal Marinha do Brasil, que passa a chamar-se escola “Yasuo Morishita”. Conforme Elmo, o homenageado é natural de Wakayama, no Japão. Morishita deixou o país de origem em 1953, mudando-se para a 3ª linha, poente, na época, ainda município de Dourados. Mudou-se para o distrito de Vila Glória, em 1960, onde permaneceu até a morte, ocorrida em 25 de abril de 2006.
Além de renomado empresário e agropecuarista, Yasuo seguiu a carreira política, fazendo parte das fileiras da Arena, PDS, PMDB, PSDB e PL. Foi vice-prefeito, no período de 1973 a 1977, no mandato do prefeito Deodato Leornado da Silva. Ainda, vice-prefeito na gestão de Claudinei da Silva, em 1989. Nessa ocasião, Claudinei renunciou ao mandato para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa, quando Morishita assumiu a prefeitura, em 31 de março de 1990, até dezembro de 1992. Também, ocupou outros cargos públicos, entre eles, chefe de Gabinete. E fez parte de várias entidades e clubes de serviço no município.
Aprovados em sessões da Câmara, os projetos foram vetados pela prefeita, que devolveu ao Legislativo, acompanhados de uma carta justificativa e abaixo assinado, com assinaturas de professores, pais e alunos das escolas. Em sua justificativa, Vera Baur alega que a alteração dos nomes acarretará prejuízos às escolas, entre outros, quanto à burocracia referente a convênios já firmados com o governo, como por exemplo, o transporte escolar. Ainda, a tradição dos atuais nomes das escolas, já inseridos na sociedade local, principalmente, entre professores e alunos.

POLÊMICA

Na sessão de segunda-feira, através de votação secreta, foi derrubado o veto contra o projeto de Carlos Denadai, que altera o nome da escola 2 de Maio. Assim, o presidente da Câmara sancionou a lei municipal e a escola passa a chamar-se “Padre Roberto Fulco do Nascimento”.
Com este resultado, teve início a manifestação do público em plenário, o que ocasionou o cancelamento da sessão. Ao Diário MS, ontem, Denadai confirmou que na próxima reunião ordinária, prevista para segunda-feira, 18, a Câmara deverá votar o veto do Executivo ao projeto do vereador Elmo Corrêa, que altera a denominação da escola 2 de Maio, para “Yasuo Morishita”.
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS