Menu
CÂMARA BONITO OUTUBRO 2019
terça, 22 de outubro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Projeto "Voluntários do Fogo" começa na próxima quarta-feira

8 Mai 2007 - 05h16
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp),  através da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), e do Corpo de Bombeiros Militar, realiza na próxima quarta-feira (9), a aula inaugural do projeto “Voluntários do Fogo”. Iniciativa inédita no país, o projeto visa à ressocialização de internos a partir do voluntariado na prevenção e no combate a incêndios florestais e na preservação da fauna e flora do Estado. 

O curso de formação da primeira turma, composta por 42 internos do regime semi-aberto de Campo Grande, acontecerá dias do dia 9 ao dia 11 deste mês na Embrapa Campo Grande. Os detentos terão aulas teóricas sobre noções de educação ambiental e legislação sobre o uso do fogo, materiais de prevenção e combate a incêndios florestais, organização de pessoal, técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, primeiros socorros, confecção de abafadores e práticas de queima controlada e combate a incêndios florestais para atuar como voluntários em brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais e outras ações na área de defesa civil.

 

O projeto será desenvolvido inicialmente na Capital, mas a intenção da Sejusp é estendê-lo às unidades de regime aberto e semi-aberto de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana. “Eles passarão por um processo de treinamento e capacitação, monitorados por oficiais do Corpo de Bombeiros e por assistentes sociais, a fim de potencializar o processo de reintegração social”, afirma a assistente social Marisa Delalíbera.

  

A Agepen estuda agora uma articulação com a Vara de Execução Penal para viabilizar as questões de ordem judiciária que envolvem o projeto, além da possibilidade da remissão das penas dos internos voluntários,  quando estiverem efetivamente atuando nos incêndios. A solenidade de abertura do projeto acontecerá na quarta-feira, no auditório da Embrapa Campo Grande, será aberta à imprensa e contará com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. 

 

 

Notícias.MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Adolescente foge de casa após ser estuprada várias vezes por padrasto
NOVELA GLOBAL
Josiane apanha e perde um dente na cadeia em 'A dona do pedaço'
FENOMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros cruza o céu na madrugada desta terça-feira (22)
FAMOSOS
Vítima de gordofobia, Cleo expõe parte mínima do corpo em clique sexy
ENEM 2019
Veja 13 temas de redação que podem cair no Enem 2019
TRAGÉDIA NA 2ª FEIRA
Acidente entre três veículos deixa um morto e dois em estado grave
ESTUPRO
Moça de 19 anos foi estuprada e agredida com chicote por homem de 52 anos
BRIGA DE CASAL
Homem arrasta e passa com o carro por cima da ex-mulher. VEJA O VÍDEO
TRAGEDIA NO RIO
Tragédia com dois mortos no Piquiri Rio chocou a região.
CENTENÁRIO
'Escolinha' exibe homenagem aos 100 anos de Orlando 'Seu Peru' Drummond