Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de março de 2019
prefeitura VICENTINA Março 2019
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Projeto "Voluntários do Fogo" começa na próxima quarta-feira

8 Mai 2007 - 05h16
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp),  através da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), e do Corpo de Bombeiros Militar, realiza na próxima quarta-feira (9), a aula inaugural do projeto “Voluntários do Fogo”. Iniciativa inédita no país, o projeto visa à ressocialização de internos a partir do voluntariado na prevenção e no combate a incêndios florestais e na preservação da fauna e flora do Estado. 

O curso de formação da primeira turma, composta por 42 internos do regime semi-aberto de Campo Grande, acontecerá dias do dia 9 ao dia 11 deste mês na Embrapa Campo Grande. Os detentos terão aulas teóricas sobre noções de educação ambiental e legislação sobre o uso do fogo, materiais de prevenção e combate a incêndios florestais, organização de pessoal, técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, primeiros socorros, confecção de abafadores e práticas de queima controlada e combate a incêndios florestais para atuar como voluntários em brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais e outras ações na área de defesa civil.

 

O projeto será desenvolvido inicialmente na Capital, mas a intenção da Sejusp é estendê-lo às unidades de regime aberto e semi-aberto de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana. “Eles passarão por um processo de treinamento e capacitação, monitorados por oficiais do Corpo de Bombeiros e por assistentes sociais, a fim de potencializar o processo de reintegração social”, afirma a assistente social Marisa Delalíbera.

  

A Agepen estuda agora uma articulação com a Vara de Execução Penal para viabilizar as questões de ordem judiciária que envolvem o projeto, além da possibilidade da remissão das penas dos internos voluntários,  quando estiverem efetivamente atuando nos incêndios. A solenidade de abertura do projeto acontecerá na quarta-feira, no auditório da Embrapa Campo Grande, será aberta à imprensa e contará com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. 

 

 

Notícias.MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESCASO
Bebê morre após parto feito pelo pai em ambulância sem médico
FAMOSIDADES
Aos 58 anos, atriz Tássia Camargo sofre infarto e está na UTI de Hospital em Portugal
ASSÉDIO SEXUAL
Homem é morto a tiros após assediar mulher casada
FATALIDADE
Mulher morre ao cair de pé de abacate e bater cabeça na linha do trem
MANIACO SEXUAL
Pai flagra estupro da filha dentro de casa usando o celular, suspeito foi preso
FAMOSIDADES
Quem era Bettina antes do R$ 1 Milhão: Ela foi professora de balé, modelo e panfleteira
MENTOR DO MASSACRE
Polícia de Suzano apreende menor suspeito de planejar ataque
INTERNADO
Criança de 4 anos cai em poço de cinco metros de profundidade
RESGATADO
Cão abandonado em ilha estava sendo comido vivo por urubus
SEXTUPLOS
Americana dá à luz seis bebês em nove minutos