Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 20 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Projeto Sorria leva dentista e médico para carvoarias do MS

8 Jun 2007 - 10h27

A iniciativa de uma siderúrgica de Ribas do Rio Pardo marca um novo cenário nas carvoarias sul-mato-grossenses. No início da década de 90, o município ficou conhecido nacionalmente pelo trabalho infantil e insalubre na produção de carvão vegetal.


Hoje, com as crianças nas escolas, as carvoarias estão recebendo o projeto Sorria, um ônibus com toda a infra-estrutura necessária para atendimento médico e odontológico de qualidade. O veículo foi adaptado com o auxílio da Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas).


Tímidos, em meio à fumaça e fuligem, muitos carvoeiros estão mostrando um sorriso saudável. O ônibus-consultório, conduzido pelo próprio dentista responsável pelos atendimentos, está preparada para ir às mais distantes regiões do Mato Grosso do Sul.

Sem distinção, o dentista Nelson Nunes cumpre as determinações da Vetorial Siderurgia, empresa mantenedora do projeto. “Ficamos em uma carvoaria até o último procedimento ser feito”, comenta. Peões de fazendas vizinhas, e suas famílias, também são atendidos.

O objetivo do projeto, segundo Gustavo Corrêa, um dos diretores da Vetorial, é percorrer carvoarias e comunidades carentes por todo o Estado. “Vamos tentar chegar onde as pessoas dificilmente teriam acesso aos serviços básicos de saúde”, afirma satisfeito com os primeiros resultados.

De acordo com os relatórios cuidadosamente preparados, desde fevereiro, quando os atendimentos começaram, mais de 800 pacientes receberam tratamento nos municípios de Ribas do Rio Pardo, Miranda, Aquidauana, Bodoquena e Anastácio. “São aproximadamente mil procedimentos mensais entre extração, obturações, limpezas e próteses; além do atendimento médico”, relata Nelson Nunes.

A iniciativa foi elogiada pelo juiz Anderson Royer, da Comarca de Anastácio, depois de crianças e adolescentes do município terem sido atendidas. “Agradecemos muito a gentileza do Projeto Sorria”, afirmou oficialmente.

Em Miranda, o ônibus se instalou em uma carvoaria da região. O primeiro paciente, envergonhado com sua aparência, parte devido à fuligem característica da profissão, parte aos poucos dentes que lhe restaram depois de mais de 15 anos sem ir a um dentista, disse que vai realizar um sonho: dentes novos.

Uma avaliação rápida do dentista foi suficiente para Nazário Olímpio Martins. Ele ganhará uma prótese e outros cuidados. Orientações e dicas sobre saúde também fazem parte do tratamento.

Luciano Alex do Nascimento ficou surpreso com a iniciativa da empresa. “Nunca imaginei ver um ônibus aqui no meio da carvoaria”, exclamou. A situação dele é menos grave. “Vou precisar só de algumas obturações e uma ou duas extrações. Dor de dente, nunca mais!”, brincou o carvoeiro.

Atendimento médico

Atualmente, o projeto Sorria está em Bonito. O ônibus está no centro da cidade e conta com uma novidade: o atendimento médico. Todos que procuram o projeto são atendidos como, por exemplo, a funcionária de uma pousada local, Katia Velásquez.

“Agradeço imensamente a iniciativa da empresa. Vejo que existem pessoas com o intuito de ajudar pessoas carentes”, comentou. O que mais marcou, na opinião de Kátia, foi a atenção que recebeu dos profissionais. “De grande alma e generosidade difícil de ser expressa por palavras”, ressaltou.

A continuidade do projeto está garantida. “Os resultados são muito gratificantes”, afirma Gustavo Corrêa. “O atendimento de um clínico-geral está ampliando o alcance social da iniciativa. Vamos levar saúde para quem realmente precisa”, concluiu Corrêa.

 

 

MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS