Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Projeto Sorria leva dentista e médico para carvoarias do MS

8 Jun 2007 - 10h27

A iniciativa de uma siderúrgica de Ribas do Rio Pardo marca um novo cenário nas carvoarias sul-mato-grossenses. No início da década de 90, o município ficou conhecido nacionalmente pelo trabalho infantil e insalubre na produção de carvão vegetal.


Hoje, com as crianças nas escolas, as carvoarias estão recebendo o projeto Sorria, um ônibus com toda a infra-estrutura necessária para atendimento médico e odontológico de qualidade. O veículo foi adaptado com o auxílio da Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas).


Tímidos, em meio à fumaça e fuligem, muitos carvoeiros estão mostrando um sorriso saudável. O ônibus-consultório, conduzido pelo próprio dentista responsável pelos atendimentos, está preparada para ir às mais distantes regiões do Mato Grosso do Sul.

Sem distinção, o dentista Nelson Nunes cumpre as determinações da Vetorial Siderurgia, empresa mantenedora do projeto. “Ficamos em uma carvoaria até o último procedimento ser feito”, comenta. Peões de fazendas vizinhas, e suas famílias, também são atendidos.

O objetivo do projeto, segundo Gustavo Corrêa, um dos diretores da Vetorial, é percorrer carvoarias e comunidades carentes por todo o Estado. “Vamos tentar chegar onde as pessoas dificilmente teriam acesso aos serviços básicos de saúde”, afirma satisfeito com os primeiros resultados.

De acordo com os relatórios cuidadosamente preparados, desde fevereiro, quando os atendimentos começaram, mais de 800 pacientes receberam tratamento nos municípios de Ribas do Rio Pardo, Miranda, Aquidauana, Bodoquena e Anastácio. “São aproximadamente mil procedimentos mensais entre extração, obturações, limpezas e próteses; além do atendimento médico”, relata Nelson Nunes.

A iniciativa foi elogiada pelo juiz Anderson Royer, da Comarca de Anastácio, depois de crianças e adolescentes do município terem sido atendidas. “Agradecemos muito a gentileza do Projeto Sorria”, afirmou oficialmente.

Em Miranda, o ônibus se instalou em uma carvoaria da região. O primeiro paciente, envergonhado com sua aparência, parte devido à fuligem característica da profissão, parte aos poucos dentes que lhe restaram depois de mais de 15 anos sem ir a um dentista, disse que vai realizar um sonho: dentes novos.

Uma avaliação rápida do dentista foi suficiente para Nazário Olímpio Martins. Ele ganhará uma prótese e outros cuidados. Orientações e dicas sobre saúde também fazem parte do tratamento.

Luciano Alex do Nascimento ficou surpreso com a iniciativa da empresa. “Nunca imaginei ver um ônibus aqui no meio da carvoaria”, exclamou. A situação dele é menos grave. “Vou precisar só de algumas obturações e uma ou duas extrações. Dor de dente, nunca mais!”, brincou o carvoeiro.

Atendimento médico

Atualmente, o projeto Sorria está em Bonito. O ônibus está no centro da cidade e conta com uma novidade: o atendimento médico. Todos que procuram o projeto são atendidos como, por exemplo, a funcionária de uma pousada local, Katia Velásquez.

“Agradeço imensamente a iniciativa da empresa. Vejo que existem pessoas com o intuito de ajudar pessoas carentes”, comentou. O que mais marcou, na opinião de Kátia, foi a atenção que recebeu dos profissionais. “De grande alma e generosidade difícil de ser expressa por palavras”, ressaltou.

A continuidade do projeto está garantida. “Os resultados são muito gratificantes”, afirma Gustavo Corrêa. “O atendimento de um clínico-geral está ampliando o alcance social da iniciativa. Vamos levar saúde para quem realmente precisa”, concluiu Corrêa.

 

 

MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon