Menu
SADER_FULL
sexta, 20 de setembro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Projeto prevê exame de catarata em recém-nascido

30 Jun 2004 - 17h36
Maternidades e hospitais da rede pública, poderão ser obrigados, no âmbito do SUS, a realizar exames de diagnóstico clínico de catarata congênita em recém-nascidos, pela técnica do reflexo vermelho. É o que prevê o Projeto de Lei 3489/04, do deputado Carlos Nader (PFL-RJ), que aguarda designação de relator na Comissão de Seguridade Social e Família.
Pelo projeto, os resultados positivos de catarata congênita serão encaminhados para cirurgia, em prazo não superior a 30 dias, contados a partir da realização do exame. Os resultados deverão ser comunicados às secretarias de saúde estaduais, municipal e do Distrito Federal para que seja implementado um banco de dados.

Centro de Referência
As maternidades e os hospitais que não dispuserem de estrutura cirúrgica adequada poderão encaminhar os casos positivos às unidades oftalmológicas mais próximas. A família do recém-nascido receberá, no ato da alta médica, o relatório dos exames e dos procedimentos efetuados.
A proposta cria, no âmbito do SUS, o Centro de Referência da Catarata Congênita. O objetivo é divulgar amplamente o significado e a importância da realização do exame.

Catarata congênita
As cataratas que aparecem ao nascimento recebem a denominação de cataratas congênitas. Aproximadamente 40% das cataratas de infância não têm uma causa determinada, mas as mais freqüentes são a hereditariedade, infecções intra-uterinas (como a rubéola), galactossemia, artrite reumatóide, hipoparatireoidismo, diabetes, doença de Fabry e algumas síndromes, como a de Lowe, na qual pode haver glaucoma associado.
Carlos Nader afirma que quanto mais precoce o diagnóstico e o procedimento cirúrgico, nos casos positivos, será menor o dano gerado pela enfermidade.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será apreciado também pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE GRAVE
Acidente com van escolar deixa dez crianças feridasí; duas estão em estado grave
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Rock é dopado, perde luta e Paixão é anunciado campeão
TRAGÉDIA NA CIDADE
Assassinato de 3 pessoas e um suicídio assusta moradores de cidade
MORTE TRAGICA
Mulher morre após ter 98% do corpo queimado ao acender churrasqueira
CRIME DESVENDADO
Autor do Crime da Mala é identificado 11 anos depois por exame de DNA
FAMOSIDADES
Neymar paga salário de quase R$ 50 mil por mês para cada parça
ATENTADO NA ESCOLA
Aluno esfaqueia professor em escola e se fere em seguida; aulas são suspensas
CAMPO BELO RESORT
Atenção Escolas, o Campo Belo Resort é o lugar perfeito para receber grupo escolar, VEJA COMO
FÁTIMA DO SUL - CACAU SHOW
Surpreenda quem você ama com lindas cestas na Cacau Show de Fátima do Sul
FALAM EM MILAGRE
Túmulo que verte água em cidade do Paraná intriga moradores. Não há explicação