Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Projeto paz e amor na escola realiza palestra em Glória de Dourados

12 Jul 2010 - 15h34Por Demerval Nogueira / Fátima News

A secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou palestra no auditório da Uems, onde foram discutidos diversos assuntos referentes ao comportamento dos pais, filhos, educadores e a sociedade de forma geral. A palestra denominada, “Pais, Filhos e Escola: Companheiros de Viagem” foi proferida pela psicóloga douradense Rosimeire Souza Martins, e faz parte do “Programa - Passo a Passo: A Caminho da Educação” criado em 2009 e introduzido na Rede Municipal de Ensino (Reme), com objetivo específico de orientar, capacitar e esclarecer de forma substancial os educadores e funcionários da rede municipal de ensino.

O projeto Paz e Amor na Escola têm ganhado repercussão devida sua forte consistência na informação precisa e extremamente necessária nos dias de hoje, tendo em vista as rápidas mudanças comportamentais geradas pela sociedade moderna e que, refletem no seio escolar, muitas vezes criando situações inusitadas, obrigando aos servidores da área respectiva, principalmente os professores, a trabalharem de forma adequada e, para tanto há necessidade do respaldo da psicologia educacional, sendo que, este projeto de elevada importância na vida escolar é uma iniciativa da pedagoga, psicóloga e 1ª dama Mariângela Vieira Barbosa Athas.

É com este objetivo que o projeto “Paz e Amor na Escola” foi implantado, e vem aprimorando o aperfeiçoamento do corpo discente e docente das escolas municipais, com informações importantes na área da psicologia educacional e em outras atividades que a profissão exige, tanto é que, o ciclo de palestra acontecerá durante esta temporada de 2010. O prefeito Arceno Athas Júnior fez um breve comentário na abertura da palestra e disse da importância do projeto afirmando, “nosso objetivo é capacitar de forma consistente todos os profissionais que trabalham na rede escolar municipal, qualificando-os para que todos possam oferecer o melhor de si em prol do ensino em nosso município”, disse Athas.

A palestrante Rosimeire Martins dimensionou diversos aspectos e foi concisa ao afirmar, “nós estamos aqui para transmitir a verdade e, às vezes a verdade que muitos não querem saber, quando a colocamos em discussão chega a ser assustadora, principalmente nos tempos atuais. Portanto, nosso objetivo é envolver a todos”. A palestrante comentou sobre a influência das novas tecnologias e as barreiras encontradas no dia a dia. Alinhavou comentários sobre o episódio envolvendo o goleiro Bruno do C. R. Flamengo e falou sobre crianças que usam tarja no braço dentro da própria escola, devido o aliciamento dos traficantes. Falou também sobre os pais que levam seus filhos para a exploração sexual, numa verdadeira banalização da vida humana.

A psicóloga falou sobre a importância dos pais na vida escolar e também na formação moral e afetiva e, repudiar prontamente a violência. Rosimeire argumentou, “um dos aspectos cruciais do desenvolvimento social do ser humano é o desenvolvimento afetivo, principalmente nos dois primeiros anos de vida, quando as crianças necessitam do estabelecimento de vínculos afetivos com membros de sua espécie”, e foi mais longe dizendo, “esses vínculos incluem sentimentos com desejo, atração, paixão, empatia, apego, raiva, amizade, entre outros”. Falou ainda sobra à importância que envolve os pais e os professores, no caso específico, o diálogo. Ela disse, “é necessário que os pais estejam envolvidos nos debates escolares, nas reuniões das APMs, fazer entrevistas com os pais e envolver os pais na construção dos saberes”.

A palestrante citou os pinguins que, apesar de serem aves, sabem conviver em comunidade. Finalizando, Rosimeire cravou a frase da escritora, poetisa e contista brasileira, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas – a Cora Coralina. “Feliz daquele que ensina o que aprende e aprende o que ensina”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho