Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 15 de agosto de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Projeto Erva-mate tereré será exposto em feira de SP

24 Dez 2004 - 10h57
 

O projeto Erva-mate tereré, realizado por alunos da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, de Campo Grande, é um dos finalistas para a terceira edição da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), promovida pela Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP). O evento acontecerá de 8 a 12 de março de 2005, no campus da universidade, em São Paulo, e reunirá projetos de pesquisa de todo o País.

Fazendo abordagem em torno da história dessa típica bebida da cultura regional, o tereré, os integrantes do projeto pesquisaram sobre a origem e importância econômica que o cultivo da erva-mate já teve para Mato Grosso do Sul, a composição química, os benefícios para o organismo do ser humano, a gastronomia e as lendas que envolvem a planta.

Inicialmente, cinco alunos da 6ª série do ensino fundamental desenvolveram, durante três meses, a pesquisa sobre o hábito de tomar tereré, bebida composta, basicamente, de erva-mate torrada e água gelada. Os resultados foram expostos na Feira Cultural da escola e o projeto conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos do período vespertino. Após a apresentação, a professora-coordenadora, Márcia Laines Pilotto, deu continuidade à pesquisa, dessa vez envolvendo os alunos do 1º ano do ensino médio.

“Depois da feira, a pesquisa foi aprofundada e os alunos ficaram muito empolgados com o sucesso do projeto”, relata Márcia. Segundo ela, a sala de tecnologia educacional da escola colaborou muito com o trabalho porque, não só a pesquisa, como parte da inscrição para a Febrace, foi feita pela internet.

Caso o projeto seja selecionado na USP, participará da feira internacional, que será realizada nos Estados Unidos. Entre os prêmios que serão entregues aos autores dos trabalhos selecionados estão microcomputadores, estágios e bolsas de estudo.

“Só o fato de estar lá conhecendo projetos de outros estados já é maravilhoso”, festeja a professora. “Nós estaremos ali mostrando a nossa cultura, que muitas pessoas não conhecem”, afirma.

 

APn

Deixe seu Comentário

Leia Também

ELEIÇÕES 2018 - REGISTRO FEITO
AGORA: PT registra candidatura de Lula e tem até 17 de setembro para trocar candidato
BRIGA DE FAMILIA
Briga de irmãos termina com faca cravada na cabeça de jovem adolescente
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Zefa rompe com Severo: 'Você não merece nada de bom de mim!'
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval é traficante de diamante
NOVELA DA RECORD
Herodíade diz que foi agarrada por Batista e Joana a chama de mentirosa.
ESTUPRO VULNERÁVEL
Criança desabafa com amiga de classe que era estuprada por padrasto; ele está foragido
CABRA MACHO
Exigência de masculinidade: edital de concurso da PMPR causa polêmica
FAMOSIDADES
Silvio Santos reclama da filha: 'Patrícia não faz nada e ganha um belo salário'
BELEZA
Piauiense que venceu Miss Brasil Mundo 2018 diz que já passou fome e teve preparação forte
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Beto pede separação a Karola e vilã finge aceitar