Menu
RIO_DOURADOS
SADER_FULL
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Projeto Erva-mate tereré será exposto em feira de SP

24 Dez 2004 - 10h57
 

O projeto Erva-mate tereré, realizado por alunos da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, de Campo Grande, é um dos finalistas para a terceira edição da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), promovida pela Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP). O evento acontecerá de 8 a 12 de março de 2005, no campus da universidade, em São Paulo, e reunirá projetos de pesquisa de todo o País.

Fazendo abordagem em torno da história dessa típica bebida da cultura regional, o tereré, os integrantes do projeto pesquisaram sobre a origem e importância econômica que o cultivo da erva-mate já teve para Mato Grosso do Sul, a composição química, os benefícios para o organismo do ser humano, a gastronomia e as lendas que envolvem a planta.

Inicialmente, cinco alunos da 6ª série do ensino fundamental desenvolveram, durante três meses, a pesquisa sobre o hábito de tomar tereré, bebida composta, basicamente, de erva-mate torrada e água gelada. Os resultados foram expostos na Feira Cultural da escola e o projeto conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos do período vespertino. Após a apresentação, a professora-coordenadora, Márcia Laines Pilotto, deu continuidade à pesquisa, dessa vez envolvendo os alunos do 1º ano do ensino médio.

“Depois da feira, a pesquisa foi aprofundada e os alunos ficaram muito empolgados com o sucesso do projeto”, relata Márcia. Segundo ela, a sala de tecnologia educacional da escola colaborou muito com o trabalho porque, não só a pesquisa, como parte da inscrição para a Febrace, foi feita pela internet.

Caso o projeto seja selecionado na USP, participará da feira internacional, que será realizada nos Estados Unidos. Entre os prêmios que serão entregues aos autores dos trabalhos selecionados estão microcomputadores, estágios e bolsas de estudo.

“Só o fato de estar lá conhecendo projetos de outros estados já é maravilhoso”, festeja a professora. “Nós estaremos ali mostrando a nossa cultura, que muitas pessoas não conhecem”, afirma.

 

APn

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acerto de Contas
Mulher é assassinada e companheiro é poupado pelos bandidos
Macabro
Filho que escondeu corpo de pai pode ser indiciado por três crimes
Novela
'Deus salve o rei': Catarina (Bruna Marquezine) mata Constantino
Novela Global
'Outro lado': Gael luta contra violência doméstica no fim
Monstro
Câmera flagra irmão à procura de menina que teria sido abusada por prefeito de Bariri
Perigo do Selfie
Três garotas caem de ponte de 20 metros ao tirarem fotos em Castelo
Campanha de filiações
Prisão de Lula faz disparar filiações ao PT
O Apocalipse
Arthur (Junno Andrade) fala na TV que Ricardo (Sergio Marone) ressuscitou em seu velório
BBB 18 - Vencedora
Veja a casa de Gleici, do'BBB 18': Sister teve o pai assassinado pelo tráfico e passou fome
Concurso Público
Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas