Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Projeto de escola sobre voluntariado é finalista na Febrace

28 Dez 2004 - 10h57
As iniciativas voltadas à maior participação e interação dos alunos do ensino médio das escolas estaduais estarão representadas por dois projetos na 3ª Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), promovida pela Estação Ciência, da Universidade de São Paulo (USP).

Além do “Erva-mate tereré”, desenvolvido na escola estadual José Barbosa Rodrigues, o projeto “Cidadania: uma ação”, da escola estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, também foi um dos 200 finalistas para a exposição, que será realizada de 8 a 12 de março de 2005, na USP.

Cidadania: uma ação é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos na Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, através da disciplina de Ciências Sociais, ministrada pela professora Madalena Greco. Este ano, 68 alunos do 1º ano do ensino médio estiveram envolvidos em atividades em torno da prática do voluntariado.

Depois de uma série de aulas sobre metodologia científica e conhecimentos teóricos sobre voluntariado, os estudantes foram divididos em grupos e passaram a trabalhar diretamente em algumas instituições, como Associação Pestalozzi, Hospital São Julião, Pastoral da Criança, Associação dos Amigos de Crianças com Câncer, Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao deficiente da Audiocomunicação), além de doação de sangue.

“Eles também divulgavam o trabalho dessas entidades, trabalhando como agentes mesmo”, explica a professora responsável pelo projeto, Madalena Greco. Para que fosse permitida a participação ativa dos alunos, ela encaminhou vários ofícios à direção das entidades.

Como o projeto está integrado à disciplina de Ciências Sociais, os alunos são avaliados, com relatórios periódicos. “O adolescente é muito capaz. Eu gosto muito de trabalhar com essa faixa etária porque quando a gente lança um desafio aos alunos adolescentes, eles vão atrás”, observa Madalena.

Para selecionar os alunos que irão participar da Febrace, a educadora fez um sorteio entre os líderes dos grupos, sendo premiados Alexandre Tiziane, Josiane Ferreira da Silva e Andréia Gomes de Souza. Em 2002, os temas trabalhados nos anos anteriores na disciplina foram: “O que é ser cidadão” (2002) e “Solidariedade” (2003). “Acredito que não basta falarmos de cidadania, se não ensinarmos e incentivarmos a ser cidadão e mostrar isso na prática”, aponta Madalena.

A escolas estaduais José Barbosa Rodrigues e Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa ficam, respectivamente, nos bairros Universitário e Cruzeiro, em Campo Grande.
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho