Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Projeto de escola estadual é finalista em feira da USP

20 Dez 2004 - 17h40
O projeto “Erva-mate tereré”, realizado por alunos da escola estadual José Barbosa Rodrigues, de Campo Grande, é um dos finalistas para a terceira edição da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), promovida pela Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP). O evento ocorrerá de 8 a 12 de março de 2005, no campus da universidade, em São Paulo, e reunirá projetos de pesquisa de todo o país.

Fazendo uma abordagem em torno da história dessa típica bebida da cultura regional, o tereré, o projeto pesquisou sobre a origem e importância econômica que o cultivo da erva-mate já teve para a região de Mato Grosso do Sul, a composição química, os benefícios para o organismo do ser humano, a gastronomia e as lendas que envolvem a planta.

Inicialmente, cinco alunos da 6ª série do ensino fundamental desenvolveram, durante três meses, a pesquisa sobre o hábito de tomar tereré, bebida composta, basicamente, de erva-mate torrada e água gelada. Os resultados foram expostos da Feira Cultural da escola e o projeto conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos do período vespertino. Após a apresentação, a professora coordenadora, Márcia Laines Pilotto, deu continuidade à pesquisa, dessa vez envolvendo os alunos do 1º ano do ensino médio.

“Depois da feira, a pesquisa foi aprofundada e os alunos ficaram muito empolgados com o sucesso do projeto”, relata Márcia. Segundo ela, a sala de tecnologia educacional da escola colaborou muito com o trabalho porque não só a pesquisa, como parte da inscrição para a Febrace, foi feita pela internet.

Apresentação - Caso o projeto seja selecionado na USP, irá participar da feira em âmbito internacional, que será realizada nos Estados Unidos. Entre os prêmios entregues aos autores dos trabalhos selecionados estão microcomputadores, estágios e bolsas de estudo.

“Só o fato de estar lá conhecendo projetos de outros estados já é maravilhoso”, festeja a professora. “Nós estaremos ali mostrando a nossa cultura, que muitas pessoas não conhecem”, afirma.

Os alunos que participarão da Febrace são Nayara Aparecida Chaves e Rafael Ponciano Duarte, ambos aprovados para o 2º ano do ensino médio da José Barbosa Rodrigues, também farão a exposição da pesquisa. “Eles têm toda a bagagem e conhecem bastante o assunto. Entrevistaram várias pessoas, inclusive um mestrando que estuda o efeito medicinal da erva-mate entre os índios”, observa a professora coordenadora do projeto. “Eu ainda estou pasma com a novidade. Cada vez que eu descobria algo sobre o tereré, mais o assunto me interessava”, explica a aluna.

Márcia observa que apenas após o dia 10 de janeiro os critérios para a participação na feira serão definidos. Porém, a educadora já faz planos para a apresentação: “Estou pensando em fazer um estande com fotos dos ervais, do estado, da dança do tereré, que é feita no período da colheita e os alunos estarão com roupas típicas também”. O projeto ficou entre os 25 selecionados na área de ciências humanas. Ao todo, 200 trabalhos foram escolhidos por serem inovadores e criativos, nas áreas de ciências agrárias, biológicas, engenharia, exatas e da terra, humanas, de saúde e sociais aplicadas.
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho