Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Projeto de agricultura em Ivinhema envolve 8 mil pessoas

2 Set 2010 - 07h52Por Fátima News com assessoria

Município aguarda análise da CONAB para executar mais um projeto que tem a finalidade de fortalecer ainda mais à agricultura familiar local.

 

Mais uma ação desenvolvida no Município está prestes a ser concretizada. Trata-se do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Ele é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e contribui na inclusão social e econômica no campo. Em Ivinhema, está sendo coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, AGRAER - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, além da Associação de Hortifruticultores de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul.

 

“Nós já nos organizamos, elaboramos o projeto que agora está sendo analisado pela Conab. Acreditamos que em breve teremos algum resultado favorável”, disse um dos representantes da Secretaria Municipal de Agricultura. Já o prefeito Renato Câmara, que tem sido um grande incentivador de vários programas nessa área, fala da necessidade de incentivar os agricultores. “Precisamos auxiliá-los para que eles cada vez mais se fortaleçam e permaneçam no campo produzindo alimentos saudáveis e tendo uma vida de qualidade junto aos seus familiares”.

 

O Programa que será executado no Município propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial. Ao todo serão envolvidas 8 mil pessoas no projeto. E serão 17 entidades beneficiadas, entre elas instituições como Apae, escolas e organizações não governamentais.

 

Fazem parte dos alimentos cultivados em Ivinhema e que estão inseridos nesse programa a melancia, a goiaba, o abacaxi e o mamão.

 

Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios.

 

Incentivo aos produtores – A agricultura familiar no Município tem crescido muito nos últimos anos. Várias culturas têm se destacado. Entre elas, mandioca, goiaba, café, leite e mais recentemente o urucum, conhecido popularmente como colorau. Somente em Ivinhema, a estimativa é para que sejam colhidas 40 toneladas de grãos.

 

A prefeitura de Ivinhema tem apoiado cada vez mais os produtores para que a agricultura familiar se torne referência. Tanto que o Município vem desenvolvendo várias ações. A cidade recebeu a Caravana Mais Alimentos, no mês de Junho, evento este que contou com a participação de mais de 2 mil pessoas de diferentes lugares do país.

 

Uma outra ação marcante do prefeito Renato Câmara foi acompanhar produtores de café de Ivinhema ao Estado de Minas Gerais, em maio deste ano. Eles visitaram a região que produz o Café do Cerrado e que exporta para mais de 12 países, inclusive Japão e paises da Europa. A visita teve como um dos objetivos compartilhar tecnologias de produção.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS