Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Projeto CIM discute ciclo da erva-mate em Mato Grosso do Sul

28 Jun 2007 - 08h13
Hoje, a partir das 19h, a FBR (Fundação Barbosa Rodrigues) em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) promovem Seminário que discutirá o Ciclo da Erva-Mate em Mato Grosso do Sul para os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino). O evento faz parte do projeto CIM (Centro de Documentação, Imagem e Memória de Mato Grosso do Sul), que este ano tem como tema a erva-mate.
 
Na abertura das atividades, os educadores vão assistir o documentário Caá – A Força da Erva, que faz um resgate oral dos trabalhadores dos ervais, com direção de Lu Bigatão. Em seguida, as palestras serão ministradas pelo professor – doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Paulo Esselim e pelo historiador Luiz Adelaido, e ainda, poderão conferir depoimentos do músico Benitez sobre sua experiência nos ervais.
 
Com a coordenação pedagógica de Rita de Cássia de Barros Galicia, chefe do núcleo de projetos da Semed, são realizadas diversas oficinas pedagógicas para preparar e inspirar os professores. “O tema Erva- Mate, deve ser trabalhado de forma bem lúdica, pois nosso foco principal são os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e para que eles se interessem pelo assunto, as atividades devem ser aplicadas de forma descontraída, assim como, quando for necessário trabalhar com textos, fazer a brincadeira do “jogo dos sete erros” para que aquele texto desperte no aluno o interesse e curiosidade sobre o assunto”, afirma Rita.
 
Projeto CIM
O CIM foi criado em 1991 pela Fundação Barbosa Rodrigues com a proposta de valorizar a história regional em seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. O projeto acontece há 11 anos e trás sempre um assunto novo para ser trabalhado nas escolas públicas.
 
Já foram abordados temas como: os 100 anos de Campo Grande (em 1999); a colonização do Brasil e a Celebração dos 500 Anos (ocorrida em 2000); a Guerra do Paraguai, Defesa do Sul da Província (em 2002), ou ainda, Ferrovia uma História Lendária (em 2005).

 

 

 


Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)