Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 20 de agosto de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Projeto busca garantir acesso de índios de MS à universidade

2 Jul 2004 - 10h20
O Governo Popular, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e instituições de nível superior de Campo Grande pretendem trabalhar juntos num projeto para ampliar o acesso ao ensino superior dos índios de Mato Grosso do Sul. A primeira discussão sobre a proposta de parceria aconteceu ontem à tarde, na Secretaria de Estado de Educação (SED).

Uma comissão executiva, que terá como componentes a SED, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), será responsável pelos trâmites burocráticos.

Outra comissão, composta pela SED, Secad/MEC, UCDB, UEMS, Funai, quatro índios terena, quatro índios guarani e mais um representante de cada uma das outras sete etnias que existem em Mato Grosso do Sul, será responsável pela elaboração do projeto. Em aproximadamente 15 dias essa comissão irá se reunir para finalizar o trabalho. A UEMS já desenvolve um projeto direcionado à população indígena guarani-kaiowá, que será discutido e ampliado para o atendimento às outras etnias do Estado.

Para a representante da instituição, Maura Ferreira Alves, os índios estão mais conscientes dos seus direitos pela terra e pela formação escolar. “Eles querem oferta de ensino dentro das aldeias e que os professores sejam índios e, para oferecer o ensino médio nessas condições, é necessária a formação de nível superior”, explica Maura.

A intenção é que o curso de formação seja de licenciatura e que em um determinado momento cada professor indígena escolha em qual área vai se especializar. “De acordo com a vocação de cada aluno e etnia é que será direcionado o curso em um momento do processo de formação”, afirma a representante da UEMS.

Os participantes da reunião também decidiram formar um consórcio envolvendo todas as instituições de nível superior com o compromisso de colocar em prática as decisões que serão tomadas.
 

APN

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADE - SUSPIROS
Sem calcinha, Juju Salimeni compartilha foto ousada
VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Confira o cardápio do delicioso almoço neste domingo no Pesqueiro 7 Bello em VICENTINA
CRIME PASSIONAL
Marido flagra esposa com suposto amante e caso termina em morte
NOVELA GLOBAL
Remy pode não ter morrido em 'Segundo sol'; veja os indícios
TECNOLOGIA
Segunda via do RG pode ser solicitada pela internet
BOA AÇÃO
Empresário curado faz doação milionária para hospital público
VIOLENCIA
Homem desce do carro e mata mulher com tiro a queima roupa
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Laureta confessa que matou Remy; Karola foi cúmplice
PRESO EM 2010
Morre o homem apontado como maior contrabandista de cigarros do País
ELEIÇÕES 2018 - REGISTRO FEITO
AGORA: PT registra candidatura de Lula e tem até 17 de setembro para trocar candidato