Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 15 de agosto de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Projeção de inflação se estabiliza depois de 18 semanas em alta

1 Jun 2010 - 05h34Por Agência Brasil

Depois de 18 elevações consecutivas, analistas do mercado financeiro mantiveram a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,67%. A informação é do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) elaborada com base em projeções de analistas para os principais indicadores da economia. Para 2011, também foi mantida a expectativa de que o IPCA fique em 4,80%.

O IPCA é o índice escolhido pelo governo para acompanhar a inflação. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Essa meta é válida para este e o próximo ano.

O BC usa a taxa básica de juros, a Selic para controlar a inflação. Quando considera que a economia está muito aquecida e a trajetória de inflação é de alta, o BC eleva os juros básicos. É isso que os analistas esperam para este ano. A estimativa para a Selic ao final de 2010 é de 11,75% ao ano. Atualmente, a taxa básica está em 9,50% ao ano. Para 2011, os analistas projetam a Selic a 11,50% ao ano.

O boletim Focus também traz projeções para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). A estimativa para esse índice, foi mantida em 8,73%, neste ano, e em 5%, em 2011.

A expectativa para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) subiu de 8,75% para 8,82%, em 2010. Para o próximo ano, foi mantida em 5%.

A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), neste ano, oscilou de 5,45% para 5,44%. Para 2011, a estimativa para esse índice permaneceu em 4,50%.

A expectativa dos analistas para os preços administrados subiu de 3,50% para 3,60%, em 2010, e de 4,60% para 4,70%, em 2011. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ELEIÇÕES 2018 - REGISTRO FEITO
AGORA: PT registra candidatura de Lula e tem até 17 de setembro para trocar candidato
BRIGA DE FAMILIA
Briga de irmãos termina com faca cravada na cabeça de jovem adolescente
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Zefa rompe com Severo: 'Você não merece nada de bom de mim!'
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval é traficante de diamante
NOVELA DA RECORD
Herodíade diz que foi agarrada por Batista e Joana a chama de mentirosa.
ESTUPRO VULNERÁVEL
Criança desabafa com amiga de classe que era estuprada por padrasto; ele está foragido
CABRA MACHO
Exigência de masculinidade: edital de concurso da PMPR causa polêmica
FAMOSIDADES
Silvio Santos reclama da filha: 'Patrícia não faz nada e ganha um belo salário'
BELEZA
Piauiense que venceu Miss Brasil Mundo 2018 diz que já passou fome e teve preparação forte
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Beto pede separação a Karola e vilã finge aceitar