Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Professores têm crédito especial para compra de computadores

16 Dez 2004 - 13h51
Continua em operação a linha de crédito especial, destinada a professores, para aquisição de microcomputadores, impressoras e scanners, resultado de um acordo entre o Ministério da Educação, Banco do Brasil e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O acordo tem por finalidade desenvolver ações conjuntas de estímulo e disseminação do acesso a tecnologias da informação aos educadores da rede oficial de ensino e da rede nacional de escolas particulares.

Por essa modalidade de financiamento, docentes de todos os estados podem adquirir equipamentos novos de microinformática produzidos por empresas que utilizem mão-de-obra nacional e atuem dentro das prescrições socioambientais do ISO-9000. Os valores do financiamento têm um teto de R$ 3 mil e os prazos podem alcançar 36 meses. As taxas de juros são de 6% ao ano, acrescidas da taxa de juros de longo prazo (TJLP), com alíquota zero de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O acordo para crédito preferencial para os professores foi viabilizado dentro da Linha de Crédito BB Proger Urbano/Pessoa Física/Professores, que recebe recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com o objetivo de apoiar, qualificar e promover a geração de emprego e renda para professores do ensino básico.

A idéia é conseguir a atualização profissional dos docentes, o aumento da produtividade, a melhoria do desempenho e o apoio tecnológico para a formação continuada e a permanência no mercado de trabalho, por meio da inclusão no mundo da informática daqueles professores que ainda não possuem equipamentos e da aquisição de equipamentos mais modernos para os que já possuem computadores.


Investimento - Dados do Banco do Brasil sobre a linha de crédito, até setembro de 2004, apontam a realização de contratos com educadores em todos os estados da Federação. Cerca de 66 mil contratos foram firmados, totalizando investimento de R$ 163 mil. O Estado de São Paulo lidera o número de aquisições de equipamentos com 8.210 contratos financiados. Os professores do estado de Roraima, até este levantamento, adquiriram 111 equipamentos.

Para o diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Maurício Dutra Garcia, “este acordo significa a disponibilização de recursos de informática para todos os professores da educação básica em condições mais favoráveis que as oferecidas pelo mercado aos clientes comuns”. Para ele, a inclusão cibernética é uma exigência dos tempos atuais e pode contribuir no processo de formação continuada dos docentes, aprimorando sua prática diária em sala de aula.

“O MEC, por meio dessas ações, objetiva consolidar alternativas econômicas para os professores estaduais e municipais, estimulando a categoria com iniciativas que possam refletir na melhoria do desempenho e da qualidade de vida dos profissionais da educação”, afirmou.
 
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS