TASS_MOTORS
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 17 de Dezembro de 2017
DELPHOS_FULL
1 de Dezembro de 2004 15h32

Professores defendem pesquisa com células-tronco

O professor Sérgio Pena, titular da Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), defendeu há pouco a pesquisa com células-tronco embrionárias. "Quem é contra deve arcar com a responsabilidade pelas mortes decorrentes da não-realização das pesquisas", advertiu o professor, que participa agora à tarde de audiência pública da Comissão Especial do Estatuto do Portador de Necessidades Especiais sobre o uso de células-tronco para fins terapêuticos.
Pena explicou que as células-tronco embrionárias podem gerar qualquer tipo de tecido humano, enquanto as células-tronco adultas só geram determinados tipos de tecido. "É um mito achar que as pesquisas dependem de fetos abortados; nos programas de fertilização in vitro são armazenados muito mais embriões que os utilizados, e a maioria acaba sendo jogada fora, quando poderia ser aproveitada para a pesquisa", argumentou o professor.
Ele concluiu afirmando que, além de permitir as pesquisas, é preciso também garantir a verba necessária. "Precisamos de uma ação coordenada, porque sem recursos nada adianta", desabafou o professor.
No momento, está falando na audiência a diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz, que também defende a liberação das pesquisas. Ela explicou que a terapia celular com células-tronco representa "um aprimoramento das técnicas de transplante de órgãos", e que em mais de 70% dos casos um óvulo fecundado não gera uma vida.
 
 
Agência Câmara
Comentários
Veja Também
FÁBRICA_CALÇADOS
LOJA_02
pupa
Últimas Notícias
  
LISTINHA_ONLINE
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.