Menu
SADER_FULL
terça, 23 de julho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Professores de MS têm o 3º melhor piso salarial do país

15 Out 2010 - 18h06Por Conjuntura Online

Com a política de valorização da educação e qualidade do ensino promovida pelo governo do Estado, os docentes de Mato Grosso do Sul, que comemoram hoje (15) o dia do Professor, conquistaram melhorias salariais e profissionais. O piso salarial dos professores do Estado é o 3º melhor do Brasil.

Para o governador André Puccinelli, a educação é prioridade. Além do aumento do piso salarial dos professores, em 2009, para R$ 950,00, o governo do Estado, por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), vem promovendo a qualificação de professores através de capacitações.

A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, reconhece o trabalho e a importância dos professores para a formação de uma sociedade melhor. Em homenagem aos professores, Nilene destaca o papel do professor.

“Fazendo da educação uma arte, o professor, a professora, ao ouvir o aluno, ao valorizar seu saber e experiências, permite-lhe que sua própria história se constitua em patrimônio cultural, em verdadeiro aprendizado de vida, em tesouro que precisa ser reconhecido” declara a secretária de Educação Nilene Badeca.

Qualificação

Projetos como o Formação Continuada - Conhecimento em Foco e o “Além das Palavras” têm proporcionado melhoria na qualidade de ensino nas escolas estaduais. Em 2008, os diretores das escolas também participaram de capacitações, com o programa Gestar.

A formação continuada contribui para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica e permite ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

O Conhecimento em Foco, destinado aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, tem como objetivo despertar a reflexão dos docentes sobre as atribuições do trabalho cotidiano, por meio de temas relacionados ao projeto político-pedagógico, planejamento, metodologia e avaliação com suporte no referencial curricular de todas as áreas do conhecimento.

Além destes projetos, a SED vem desenvolvendo o “Além das Palavras”. O projeto é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e recebe recursos do PAR (Plano de Ações Articuladas). São 61 municípios envolvendo 214 escolas estaduais.

O objetivo do "Além das Palavras" é melhorar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, principalmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Com o programa da SED, o governo do Estado contribui para que as escolas atinjam a meta no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Entre as ações do projeto, está a formação continuada para os coordenadores de áreas, que atuam como multiplicadores junto aos professores, formação continuada para professores regentes, por meio de encontros quinzenais, aquisição de material pedagógico para professores e coordenadores e aquisição de material didático para alunos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOENÇA DO SÉCULO
Jovem que se jogou da ponte foi encontrado por pescador
MUITO TRISTE
Adolescente perde luta para o câncer e comove toda cidade
TRAGÉDIA
Neto de empresário de transportes morre atropelado por funcionário
CRUELDADE
Criança que estava desaparecida é encontrada morta. Padrasto confessou o crime
BARBÁRIE
Apos perder filha com câncer professora envolve com drogas e é assassinada
DESEMPREGO
Toyota anuncia fim do terceiro turno e demissões em Sorocaba e Porto Feliz
ABUSO SEXUAL
Famílias de jovens abusados sexualmente em estação fazem acordo com Supervia
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Lyris ameaça Agno e faz escândalo dizendo que ele é gay
FAMOSIDADES
Mulher de Eduardo Bolsonaro desativa conta no instagram em meio a polêmica com o marido
CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas