Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Professores de MS têm o 3º melhor piso salarial do país

15 Out 2010 - 18h06Por Conjuntura Online

Com a política de valorização da educação e qualidade do ensino promovida pelo governo do Estado, os docentes de Mato Grosso do Sul, que comemoram hoje (15) o dia do Professor, conquistaram melhorias salariais e profissionais. O piso salarial dos professores do Estado é o 3º melhor do Brasil.

Para o governador André Puccinelli, a educação é prioridade. Além do aumento do piso salarial dos professores, em 2009, para R$ 950,00, o governo do Estado, por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), vem promovendo a qualificação de professores através de capacitações.

A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, reconhece o trabalho e a importância dos professores para a formação de uma sociedade melhor. Em homenagem aos professores, Nilene destaca o papel do professor.

“Fazendo da educação uma arte, o professor, a professora, ao ouvir o aluno, ao valorizar seu saber e experiências, permite-lhe que sua própria história se constitua em patrimônio cultural, em verdadeiro aprendizado de vida, em tesouro que precisa ser reconhecido” declara a secretária de Educação Nilene Badeca.

Qualificação

Projetos como o Formação Continuada - Conhecimento em Foco e o “Além das Palavras” têm proporcionado melhoria na qualidade de ensino nas escolas estaduais. Em 2008, os diretores das escolas também participaram de capacitações, com o programa Gestar.

A formação continuada contribui para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica e permite ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

O Conhecimento em Foco, destinado aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, tem como objetivo despertar a reflexão dos docentes sobre as atribuições do trabalho cotidiano, por meio de temas relacionados ao projeto político-pedagógico, planejamento, metodologia e avaliação com suporte no referencial curricular de todas as áreas do conhecimento.

Além destes projetos, a SED vem desenvolvendo o “Além das Palavras”. O projeto é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e recebe recursos do PAR (Plano de Ações Articuladas). São 61 municípios envolvendo 214 escolas estaduais.

O objetivo do "Além das Palavras" é melhorar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, principalmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Com o programa da SED, o governo do Estado contribui para que as escolas atinjam a meta no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Entre as ações do projeto, está a formação continuada para os coordenadores de áreas, que atuam como multiplicadores junto aos professores, formação continuada para professores regentes, por meio de encontros quinzenais, aquisição de material pedagógico para professores e coordenadores e aquisição de material didático para alunos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS