Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Professor usa o esporte para incluir deficientes

3 Mai 2007 - 11h14

O professor Leandro Carlos Francisco, de Dourados, iniciou um trabalho de inclusão dos deficientes do município usando o esporte. Entre outras ações, ele está treinando uma equipe de basquetebol para cadeirantes na cidade e pensa estender o projeto para outras modalidades esportivas, como a natação.

Leandro Francisco iniciou este trabalho há cerca de cinco anos, buscando aperfeiçoamento técnico e científico. Ele chegou até a promover um seminário em Dourados que abordou justamente o para-desporto. O professor disse que a decisão de dedicar a esta categoria aconteceu ainda quando ele fazia o curso de Educação Física. “O retorno emocional e a sensação de estar fazendo sua parte para motivar as pessoas para o bem viver é a maior recompensa deste trabalho”, afirma Leandro Francisco.

Para que esse trabalho atinja os resultados esperados, Leandro Carlos Francisco está iniciando uma ação no sentido de sensibilizar as pessoas portadoras de deficiência, bem como seus familiares, a terem no esporte uma alternativa saudável de vida. “O esporte une e promove a fraternidade, valores fundamentais para os dias atuais na vida e na superação de desafios”, comenta o professor.

No basquete, Leandro Carlos Francisco comanda o “Dourados Sobre Rodas”, time de atletas deficientes físicos que joga com a cadeira de rodas. A equipe já existe há dois anos e nesse período fez apresentações amistosas e disputou torneios em Dourados e Campo Grande. No final deste mês, o time de cadeirantes de basquetebol de Dourados vai à cidade de Toledo, no Paraná, para disputar mais um campeonato.

A competição no Paraná é para o time pegar experiência, pois o nível das equipes é considerado muito bom. “Nós ainda temos que aperfeiçoar alguns fundamentos e, principalmente, ter melhores condições em termos de material para a prática do esporte sobre rodas, como a aquisição de cadeiras especiais para a modalidade”, ressalta Leandro Francisco.

O time tem 10 atletas e apenas oito cadeiras. Além de aparelhar melhor o material de trabalho, Leandro quer aumentar o número de atletas, buscando principalmente tornar a equipe com uma média de idade mais jovem. “Estamos à caça de novos atletas para o basquete e também outras modalidades”, ressalta o professor, que está treinando o time toda segunda, quarta e sexta-feira no ginásio do Sesi em Dourados.

 

 

 

Dourados News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS