Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 23 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Produtores devem cadastrar plantio de soja a partir do dia 1º

31 Ago 2007 - 05h53

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), alerta o produtor rural que a partir de sábado (1º) estará disponível no site da agência (www.iagro.ms.gov.br) um atalho para fazer o cadastramento da área plantada de soja, referente à safra 2007/2008. A medida visa à prevenção, ao controle e à erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado.

De acordo com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal, o produtor também deverá cadastrar no site os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações. Para isso, é preciso informar o número da inscrição estadual dele e o CPF ou CNPJ.

Segundo a legislação, o produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, que começou em 1º de julho deve ser cumprido até o dia 30 de setembro. 

Vazio sanitário

O vazio sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida é uma proteção contra a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow que provocou um prejuízo de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006. 

Durante o período do vazio, todas as plantas de soja existentes na propriedade devem ser erradicadas, por meio de produtos químicos ou equipamentos. O vazio sanitário vai reduzir o impacto negativo causado pela doença. O produtor terá menos gastos com defensivos agrícolas e mais chance de total aproveitamento da safra.

Além de Mato Grosso do Sul, o vazio sanitário é adotado, no mesmo período, por mais dez estados e pelo Distrito Federal.

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO BELO RESORT - PACOTE DIA DOS PAIS
Confira o PACOTE do Dia dos Pais em um resort incrível, o Campo Belo Resort
LUTO NO ESPORTE
Aos 78 anos, morre em São Paulo o jornalista esportivo Juarez Soares
CRIMINOSO FRIO
Padrasto dá detalhes de como estuprou e matou enteada de nove anos
LUTO NA EDUCAÇÃO
Aos 51 anos professora sofre infarto fulminante em sala de aula
ASSASSINATO
Jovem é morta a tiros dentro de casa na frente dos filhos de 6 e 8 anos em MT
ABONO SALARIAL
Mais de 290 mil têm direito a sacar o PIS calendário 2019/2020 em MS
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem que se jogou da ponte foi encontrado por pescador
MUITO TRISTE
Adolescente perde luta para o câncer e comove toda cidade
TRAGÉDIA
Neto de empresário de transportes morre atropelado por funcionário
CRUELDADE
Criança que estava desaparecida é encontrada morta. Padrasto confessou o crime