Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CONTAINER
APICULTURA

Produção de pólen é alternativa rentável para apicultor do MS

30 Out 2010 - 06h00Por Fátima News com assessoria

Apesar do grande espaço no mercado consumidor, a produção de pólen é pequena devido o desconhecimento de técnicas adequadas de produção. Com o objetivo de desenvolver os procedimentos necessários e estimular a produção de pólen como mais uma opção de geração de renda para o pequeno produtor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) oferece na próxima semana, de 3 a 5 de novembro, em Amambai, o Curso de Produção de Pólen.

“A produção de pólen é considerada uma das mais rentáveis na apicultura”, enfatiza o educador do Senar/MS que irá ministrar o curso em Amambai, Gustavo Nadeu Bijos. Porém, segundo ele ainda não há produção suficiente para atender a demanda do mercado. No Brasil, existem duas empresas registradas exclusivamente para o beneficiamento do pólen: uma no sul da Bahia e outra em Sergipe.

Para a retirada do pólen é preciso adaptar um pequeno equipamento, que recolhe o produto na hora em que a abelha entra na colméia onde ocorre a produção do mel. Durante o curso, os alunos irão aprender desde a seleção e o preparo dos enxames para a produção de pólen, até o processo de colheita, secagem e armazenamento do pólen processado.

O curso é voltado para quem já é apicultor, em especial para os que fazem parte da Cooperativa agroindustrial de Amambai. Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, não ser alérgico a picada de insetos e possuir conhecimentos básicos em apicultura.

Rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais, o pólen das flores coletado pelas abelhas ajuda a combater o envelhecimento e a recuperar energias. Alguns estudos indicam que o uso do alimento das abelhas diariamente ajuda a manter o equilíbrio físico-psicológico do organismo, funcionando como suplemento alimentar, indicado também nas mais variadas disfunções.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDOFILIA
Babá de 15 anos recebia dinheiro para ter relações com patrão
PREOCUPANTE
Mineradora declara situação de emergência em barragem de Araxá
INTOLERANCIA RELIGIOSA
Delegado solicita ida à casa do 'BBB 19' para interrogar Paula, investigada por intolerância
RESUMO DAS NOVELAS
Mercedes convoca Murilo para uma conversa
CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico