Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 23 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
APICULTURA

Produção de pólen é alternativa rentável para apicultor do MS

30 Out 2010 - 06h00Por Fátima News com assessoria

Apesar do grande espaço no mercado consumidor, a produção de pólen é pequena devido o desconhecimento de técnicas adequadas de produção. Com o objetivo de desenvolver os procedimentos necessários e estimular a produção de pólen como mais uma opção de geração de renda para o pequeno produtor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) oferece na próxima semana, de 3 a 5 de novembro, em Amambai, o Curso de Produção de Pólen.

“A produção de pólen é considerada uma das mais rentáveis na apicultura”, enfatiza o educador do Senar/MS que irá ministrar o curso em Amambai, Gustavo Nadeu Bijos. Porém, segundo ele ainda não há produção suficiente para atender a demanda do mercado. No Brasil, existem duas empresas registradas exclusivamente para o beneficiamento do pólen: uma no sul da Bahia e outra em Sergipe.

Para a retirada do pólen é preciso adaptar um pequeno equipamento, que recolhe o produto na hora em que a abelha entra na colméia onde ocorre a produção do mel. Durante o curso, os alunos irão aprender desde a seleção e o preparo dos enxames para a produção de pólen, até o processo de colheita, secagem e armazenamento do pólen processado.

O curso é voltado para quem já é apicultor, em especial para os que fazem parte da Cooperativa agroindustrial de Amambai. Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, não ser alérgico a picada de insetos e possuir conhecimentos básicos em apicultura.

Rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais, o pólen das flores coletado pelas abelhas ajuda a combater o envelhecimento e a recuperar energias. Alguns estudos indicam que o uso do alimento das abelhas diariamente ajuda a manter o equilíbrio físico-psicológico do organismo, funcionando como suplemento alimentar, indicado também nas mais variadas disfunções.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOENÇA DO SÉCULO
Jovem que se jogou da ponte foi encontrado por pescador
MUITO TRISTE
Adolescente perde luta para o câncer e comove toda cidade
TRAGÉDIA
Neto de empresário de transportes morre atropelado por funcionário
CRUELDADE
Criança que estava desaparecida é encontrada morta. Padrasto confessou o crime
BARBÁRIE
Apos perder filha com câncer professora envolve com drogas e é assassinada
DESEMPREGO
Toyota anuncia fim do terceiro turno e demissões em Sorocaba e Porto Feliz
ABUSO SEXUAL
Famílias de jovens abusados sexualmente em estação fazem acordo com Supervia
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Lyris ameaça Agno e faz escândalo dizendo que ele é gay
FAMOSIDADES
Mulher de Eduardo Bolsonaro desativa conta no instagram em meio a polêmica com o marido
CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas