Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 20 de julho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
AGRICULTURA

Produção de milho recebe certificação inédita no Brasil

18 Ago 2010 - 06h31Por Agrolink

O programa Valore, da Bayer CropScience, acaba de certificar o milho produzido pela Fazenda 2P, localizada em Rio Verde/GO. Esta é a primeira vez que a cultura do milho recebe um tipo de certificação no Brasil. A produção de milho da Fazenda 2P alcançou o nível Bronze de certificação pelo cumprimento dos princípios básicos do programa, que incluem sistema de gestão integrado, adoção de boas práticas agrícolas, preocupação com o meio ambiente e com a segurança dos trabalhadores, além de atendimento rigoroso à legislação brasileira. A certificação foi conquistada por meio do projeto piloto do programa Valore na cultura do milho.

Antonio Pimenta, proprietário da fazenda e também sócio da distribuidora Tec Agro, está bastante satisfeito com o programa de certificação oferecido pela Bayer CropScience. “Os resultados foram extremamente positivos, pois obtive um preço de venda 15% maior do que o praticado no mercado. Por esta razão, além de continuar no programa Valore, vou recomendá-lo aos clientes da Tec Agro para a próxima safra de milho”, afirma.

Em apenas seis meses, a produção da Fazenda 2P alcançou o nível Bronze, sendo que agora o produtor vai trabalhar para atingir os níveis Prata e Ouro, que viabilizarão a conquista de certificações internacionais como Globalgap, certificação de segurança alimentar, e Fairtrade, de comércio justo, entre outras.

“O certificado do Valore é fornecido pela Bayer CropScience após validação da TÜV Rheinland, uma das principais empresas de certificação do mundo. Ao participar do programa, os produtores são orientados e acompanhados durante toda a safra por uma equipe especializada que avalia e indica as melhorias necessárias para atingir os padrões de certificação, fornecendo treinamento e apoio técnico”, diz Luiz Dinnouti, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Bayer CropScience.

Para o coordenador de certificação de alimentos da TÜV Rheinland do Brasil, Dirceu Ferreira, cuja equipe técnica desenvolveu os regulamentos e normas técnicas do Valore, a certificação do milho de forma sustentável representa um grande avanço para a commodity. “Trata-se de uma ação pioneira no Brasil, que deve mudar a concepção de cultivo dessa cultura no País, bem como abrir novos mercados aos produtores, que agora passam a oferecer um produto com grande diferencial competitivo”, observa Ferreira.

O equivalente a 720 toneladas da produção certificada pelo programa Valore foi vendido pela Fazenda 2P à Kowalski Alimentos, empresa de moagem e comercialização de produtos de milho. “Compramos milho de diversos produtores, mas o da Fazenda 2P é o único que tem certificação. Por esta razão, o preço pago foi mais elevado, o que demonstra que o mercado valoriza e tem interesse neste tipo de produção”, relata Altair Domingos do Amaral, gerente operacional da Kowalski.

Criada pela Bayer CropScience, a certificação Valore garante que a produção é segura, obedece à legislação vigente, segue as boas práticas agrícolas, respeita o meio ambiente e a sociedade. O objetivo do programa é agregar valor à cadeia produtiva e assegurar a competitividade do produtor brasileiro, certificando a produção responsável de alimentos, fibras e culturas energéticas. Com esta certificação, os parceiros do programa poderão realizar novos e melhores negócios no mercado externo, que já exige essas certificações para a comercialização de alimentos e bebidas. Além do milho, a certificação Valore está disponível para a cultura da uva e, em 2011, também será estendida para a soja e o tomate industrial.

As informações são da assessoria de imprensa da Bayer CropScience.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso