Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Primeiro quadrimestre de 2010 foi o mais quente da história

18 Mai 2010 - 15h56Por Dourados News

A agência americana que monitora padrões meteorológicos e oceânicos de todo o planeta (NOAA, na sigla em inglês) divulgou um relatório nesta segunda-feira (17) com valores médios de temperatura registrados nos primeiros quatro meses deste ano em todo o globo e, comparando estes dados com a temperatura média registrada no século passado, chegou à conclusão de que este quadrimestre foi o mais quente da história em vários pontos do planeta.

No entanto, os meteorologistas fazem uma ressalva: por se tratar de um período de análise muito curto, é importante que não confundamos este aquecimento com mudanças climáticas associadas, por exemplo, com a influência do homem. Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, neste último caso, apenas análises de períodos muito longos (alguns séculos) podem identificar alguma variação associada à influência humana.

Fazendo uma comparação com o atual estudo, é como se em um dia tivéssemos uma temperatura máxima de quase 45°C no Rio de Janeiro e afirmássemos que isto foi gerado pelas mudanças climáticas antropogênicas - geradas pelo homem. Um único dado (ou um período de análise muito curto) não pode ser associado como uma mudança climática causada pela ação do Homem. "É correto afirmar que passamos por um aquecimento nestes quatro meses de 2010, mas o termo 'aquecimento global' vem do fato de que a maior parte das estações do globo registraram temperaturas mais elevadas que o normal", diz Celso.

O meteorologista explica que a temperatura do ar é diretamente influenciada pela temperatura da superfície do nosso planeta. E como 75% da superfície nosso planeta é composto pelos oceanos, é possível imaginar que boa parte deste aquecimento do ar aconteceu por causa de alguma mudança da temperatura da água dos oceanos. O Oceano Pacífico, o maior deles, vem de um aquecimento nos últimos meses, fenômeno chamado El Niño. Além disso, outros oceanos, como o Atlântico e Índico também estão mais quentes que o normal e todo este aquecimento acabou influenciando a temperatura do ar em boa parte do globo.

Segundo Celso Oliveira, apesar do atual aquecimento do ar, dificilmente terminaremos o ano com este patamar. Isso porque o Oceano Pacífico está entrando em resfriamento, fenômeno conhecido por La Niña. "Aos poucos, ao longo deste ano, este resfriamento do oceano também resfriará a atmosfera de boa parte do globo", finaliza o meteorologista.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS