Menu
SADER_FULL
sexta, 20 de setembro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
DENTAL ART
Brasil

Primeiro-ministro do Haiti pede ajuda ao Brasil

8 Jul 2004 - 14h43
"A estabilidade requer um esforço paralelo de soerguimento da economia haitiana", reconheceu hoje o ministro da Defesa, José Viegas, em reunião com o primeiro- ministro do país, Gerard Latortue, que recebe, desde o início de junho, a primeira missão de paz das Nações Unidas, coordenada pelo Brasil.

"Nós podemos (apoiar o Haiti). Sobretudo se nós formos capazes de ajudar a gerar um movimento junto à comunidade internacional que reúna uma quantidade de dinheiro suficiente para investimentos na economia haitiana", disse Viegas.

Gerard Latortue deu hoje sugestões concretas para a cooperação econômica brasileira. Viegas elogiou as idéias do primeiro-ministro, considerando-as criativas e factíveis. "Por que não fazer? O investimento é muito pequeno", afirmou Viegas, se referindo à idéia de apoiar agroindústrias familiares, como casas de farinha, e para o processamento de sucos de frutas ou goiabada.

"O que me fascina no discurso do primeiro-ministro é que nós não estamos falando de nada grandioso, de grandes investimentos. O soerguimento para gerar empregos nas áreas rurais é onde nós podemos oferecer com mais facilidade o nosso apoio".

Acompanharam Viegas no encontro com o primeiro-ministro haitiano, os ministros da Defesa chileno, Michelli Jeria, e uruguaio, Yamandu Fau. Aos dois parceiros sul-americanos, Latortue fez pedidos semelhantes. "No Brasil, no governo, na sociedade civil, certamente haverá quem encontre ressonância nessas idéias", disse Viegas, ainda em referência às sugestões de Latortue.

A reunião faz parte da visita oficial dos ministros ao país para passar em revista as tropas de seus respectivos países que participam da Missão de Paz da ONU. O atual objetivo da missão é o de colaborar na manutenção da ordem e da segurança no país, abalado por conflitos até fevereiro, quando rebeldes depuseram o então presidente Jean-Bertrand Aristide.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Neymar paga salário de quase R$ 50 mil por mês para cada parça
ATENTADO NA ESCOLA
Aluno esfaqueia professor em escola e se fere em seguida; aulas são suspensas
CAMPO BELO RESORT
Atenção Escolas, o Campo Belo Resort é o lugar perfeito para receber grupo escolar, VEJA COMO
FÁTIMA DO SUL - CACAU SHOW
Surpreenda quem você ama com lindas cestas na Cacau Show de Fátima do Sul
FALAM EM MILAGRE
Túmulo que verte água em cidade do Paraná intriga moradores. Não há explicação
ABUSO SEXUAL
Líder religioso é preso acusado de estuprar 14 adolescentes
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Maria da Paz e Amadeu salvam a vida de Chiclete após atropelamento
+ ALTA
Petrobras eleva preço da gasolina em 3,5% e do diesel em 4,2%
MILIONÁRIOS
Bolão de funcionários da liderança do PT na Câmara ganha R$ 120 milhões da Mega-Sena
CAMPEÃO COPA DO BRASIL
Athletico-PR derrota Internacional e é campeão da Copa do Brasil