Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 13 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Primeiro-ministro do Haiti pede ajuda ao Brasil

8 Jul 2004 - 14h43
"A estabilidade requer um esforço paralelo de soerguimento da economia haitiana", reconheceu hoje o ministro da Defesa, José Viegas, em reunião com o primeiro- ministro do país, Gerard Latortue, que recebe, desde o início de junho, a primeira missão de paz das Nações Unidas, coordenada pelo Brasil.

"Nós podemos (apoiar o Haiti). Sobretudo se nós formos capazes de ajudar a gerar um movimento junto à comunidade internacional que reúna uma quantidade de dinheiro suficiente para investimentos na economia haitiana", disse Viegas.

Gerard Latortue deu hoje sugestões concretas para a cooperação econômica brasileira. Viegas elogiou as idéias do primeiro-ministro, considerando-as criativas e factíveis. "Por que não fazer? O investimento é muito pequeno", afirmou Viegas, se referindo à idéia de apoiar agroindústrias familiares, como casas de farinha, e para o processamento de sucos de frutas ou goiabada.

"O que me fascina no discurso do primeiro-ministro é que nós não estamos falando de nada grandioso, de grandes investimentos. O soerguimento para gerar empregos nas áreas rurais é onde nós podemos oferecer com mais facilidade o nosso apoio".

Acompanharam Viegas no encontro com o primeiro-ministro haitiano, os ministros da Defesa chileno, Michelli Jeria, e uruguaio, Yamandu Fau. Aos dois parceiros sul-americanos, Latortue fez pedidos semelhantes. "No Brasil, no governo, na sociedade civil, certamente haverá quem encontre ressonância nessas idéias", disse Viegas, ainda em referência às sugestões de Latortue.

A reunião faz parte da visita oficial dos ministros ao país para passar em revista as tropas de seus respectivos países que participam da Missão de Paz da ONU. O atual objetivo da missão é o de colaborar na manutenção da ordem e da segurança no país, abalado por conflitos até fevereiro, quando rebeldes depuseram o então presidente Jean-Bertrand Aristide.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz passa mal ao abraçar e beijar a mãe pela primeira vez
FURACÃO
Atlético-PR ganha nos penaltis e é campeão da Sul-Americana
PROVAS ROBUSTAS
PF apreende R$ 2 milhões em busca em endereços de Aécio e aliados de Temer
INCREDIBILIDADE
Um Governo ficha-suja: mais da metade dos ministros estão enrolados
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Aranha descobre marca de pata de gato de Gabriel, tira foto e conta aos guardiã
SUSTO
Celular pega fogo no bolso da calça e deixa homem com queimaduras na perna e mãos
PROCURADO
Com prisão decretada desde setembro, Dado Dolabella é considerado foragido da Justiça
DICAS DE MARKETING
5 dicas de marketing para um negócio de dropshipping
CRIME HEDIONDO
Câmera flagra ataque de suspeito de estuprar garota de 14 anos em SP; vídeo