Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Primeira etapa recolheu mais de 245 mil armas recolhidas

27 Dez 2004 - 16h21
A Campanha do Desarmamento recolheu 248.713 armas em seis meses. O número é três vezes superior à meta inicial de 80 mil armas. No dia 18 de dezembro, o governo publicou a medida provisória que prorrogava o prazo campanha até 23 de junho.

A ampliação do prazo da Campanha do Desarmamento levou o diretor-executivo do Movimento Viva Rio, Rubem César Fernandes, a lançar o desafio de recolher um milhão de armas até junho do próximo ano.

Em seis meses de campanha, este ano, foram entregues 248.713 armas ao governo. Em números absolutos, o estado que mais recolheu armas foi São Paulo (76.834), seguido pelo Rio de Janeiro (26.444), Paraná (23.120), Minas Gerais (21.000), Rio Grande do Sul (17.693) e Pernambuco (14.102). Se o critério for o índice de entrega de armas por 100 mil habitantes, Sergipe foi o maior destaque com 372,6 armas, seguido do Distrito Federal (236,1), Paraná (232,2), São Paulo (199,8), Rio de Janeiro (178,5) e Mato Grosso do Sul (176,3).

Para o diretor-executivo do Viva Rio, a ampliação da campanha vai permitir o aumento no número de postos de recolhimento, facilitando inclusive a segurança de quem decide entregar as armas. "Não precisa pegar um ônibus com a arma na bolsa para chegar a um posto policial e ainda correndo o risco de ser assaltado e perder a arma. Quando o posto fica perto de casa a pessoa se sente mais segura", disse.

O diretor-executivo do Movimento Sou da Paz, de São Paulo, Denis Mizne concorda com o diretor do Viva Rio. Ele acrescentou que com uma maior organização, incluindo a entrada de igrejas e entidades de bairro na campanha, o resultado será superior ao atingido nos primeiros seis meses. "É isso que faz chegar à conscientização sobre o desarmamento na casa de cada uma das pessoas. Conforme são criados os postos mais perto de casa os resultados aparecem porque as pessoas têm mais facilidade e mais motivos para entregar", afirmou.

O coordenador da Campanha do Desarmamento do Viva Rio, Antônio Rangel, informou que no prosseguimento do recolhimento de armas será resolvido um problema da primeira fase que eram a divulgação e a conscientização da necessidade de se reduzir o número de armas nas mãos da população. Em janeiro serão veiculados três filmes em emissoras de televisão com o áudio divulgado nas emissoras de rádio. O material foi feito gratuitamente por atores e por uma agência de publicidade.
 
 
Agência Brasil

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS