Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 12 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Prevenção de problemas na coluna deve começar na infância

6 Out 2010 - 17h34Por Agência Notisa

A sociedade está cada dia mais automatizada. As casas possuem vários eletrodomésticos com controle remoto; no trabalho, as atividades são feitas prevalentemente com a pessoa sentada; até na hora do lazer, que deveria ser um momento para se mexer, pessoas ficam presas a eletroeletrônicos como TVs e videogames. Essa falta de movimento é responsável, segundo Claudia Candotti, doutora
em Ciências do Movimento Humano, por um número cada vez maior de indivíduos que sofrem com dores nas costas, sedentarismo e vícios de postura.

No estudo "Escola postural: uma metodologia adaptada para crianças", publicado em 2009 na revista Arquivos em Movimento, Claudia, em parceria com outros pesquisadores, explica que são as crianças as mais suscetíveis aos problemas de postura - principalmente no ambiente escolar.

"As crianças de hoje passam horas sentadas e, além de levarem uma vida sedentária, sofrem os traumas da vida cotidiana, o que acarreta em uma desestruturação do seu equilíbrio postural, refletindo diretamente na sua qualidade de vida", afirmam os pesquisadores no artigo.

Em relação à escola, os autores explicam que a má postura das crianças está relacionada com o carregamento de mochilas e materiais muito pesados, a utilização de sapatos inadequados e a utilização de mesas e cadeiras desproporcionais ao tamanho delas.

"A postura adequada na infância ou a correção precoce de desvios posturais nessa fase possibilitam padrões posturais corretos na vida adulta, pois esse período é o de maior importância para o desenvolvimento músculo-esquelético do indivíduo, com maior probabilidade de prevenção e tratamento dessas alterações posturais na coluna vertebral", explicam.

Portanto, os pesquisadores entendem que uma das maneiras mais adequada de diminuir a multidão de adultos sofredores de dores crônicas da coluna é realizar uma orientação preventiva junto às crianças e adolescentes. "Ensinamentos de como utilizar o corpo, como andar, ficar em pé, sentar-se e deitar-se, devem ser incluídos, no programa escolar e desenvolvidos com a finalidade de melhorar o funcionamento do corpo e a qualidade de vida", acreditam.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DICAS DE MARKETING
5 dicas de marketing para um negócio de dropshipping
CRIME HEDIONDO
Câmera flagra ataque de suspeito de estuprar garota de 14 anos em SP; vídeo
TERROR
Ataque dentro da Catedral deixa ao menos cinco mortos em Campinas
REVIDE
Passageiro atropelado por motorista de aplicativo após vomitar em carro está em coma
A SERVIÇO DE DEUS
Angela Bismarchi festeja diploma para ser pastora: ‘Eu era pecadora e não sabia’
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz dá caixa com terra de cova de Gabriel para Valentina
INTOCÁVEL
PF pediu prisão domiciliar de Aécio, Cristiane Brasil e Paulinho da Força, mas PGR e STF não concede
DICA DO DIA
Como obter uma autorização de residência no Brasil
CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel