Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de janeiro de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER BET
Brasil

Prejuízos com embargo argentino foram pequenos em MS

6 Jul 2004 - 16h38
 

Depois da divulgação do foco de febre aftosa no Pará, a carne brasileira começou a ser alvo de polêmica internacional. Embargadas pela Rússia e Argentina, as exportações do Brasil caíram, principalmente as de Mato Grosso do Sul, que é responsável por 15% das exportações. Desde o dia 2 de julho o embargo à carne brasileira pela Argentina foi suspenso e o da Rússia continua apenas nos Estados de Mato Grosso e Pará.

As exportações para a Argentina permaneceram por quase uma semana e além da bovina, estavam suspensas as carnes de origem bubalina, caprina, ovina e suína. Segundo o diretor secretário da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), os prejuízos do embargo foram pequenos. "Nós temos uma relação comercial muito pequena com a Argentina e o prazo da suspensão das importações também foi pequeno", disse.

Para Ademar o que ficou dessa situação foi uma grande lição. "Nós somos vitrine no mercado internacional e temos que estar preparados para esse tipo de situação", afirma. Ele explica que o Brasil é um grande ameaçador de mercados no setor da pecuária de corte e a Argentina é competitiva. "Os argentinos buscam em Mato Grosso do Sul, corrigir, aprimorar e recuperar mercados que foram deles e que agora pertencem ao Brasil", afirma.

Exemplo disso é a chegada de uma comitiva de produtores argentinos amanhã, na Famasul, que vem com o objetivo de saber o que está acontecendo em Mato Grosso do Sul e visitarão propriedades rurais, indústrias e a própria Famasul. "Precisamos ficar atentos a isso, trata-se de um país bastante competitivo e que quer conquistar espaço no mercado", avalia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ATENTADO
Casa de deputado é atacada com pelo menos 30 tiros de fuzil
SUPERAÇÃO
Ser diagnosticado 5 vezes com câncer em 15 anos não foi capaz de parar campeão paralímpico
SUSTO
Palco de Gusttavo Lima pega fogo durante show em Pernambuco
É MUITO PLÁSTICO
Brasil produz mais de 11 milhões de toneladas de lixo plástico
CASOS RAROS
Duas crianças morrem em uma semana, após sofrer AVC, preocupa classe médica
REALITY SHOW 2020
Participante do BBB20, médica sugeriu que mataria Dilma “em seu plantão”
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Três crianças morrem e uma mulher fica ferida durante incêndio em casarão
ESPORTE 2020
Opção de 'Cashout' atrai apostadores iniciantes
FUTEBOL 2020
Coritiba anuncia novo patrocinador máster para 2020
DOENÇA INFECCIOSA
Presos que estavam sendo 'comidos vivos' por doença são internados