Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeituras deverão legalizar área para construção das escolas

12 Mai 2007 - 10h25
As prefeituras de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas, Ponta Porã deverão providenciar ainda para este semestre a legalização das áreas onde serão construídas as seis escolas técnicas federais incluídas no plano de expansão do Governo Federal.
O alerta foi dado pelo deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS), em reunião com secretários de educação, técnicos educacionais e entidades ligadas ao ensino profissionalizantes no Estado, ocorrida nesta sexta-feira pela manhã, no auditório da CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul).

Biffi adiantou que os recursos do MEC (Ministério da Educação) para o início das obras do CEFET (Centro Federal de Ensino Tecnológico) de Campo Grande (R$ 3,5 milhões) e a Escola Agrotécnica de Nova Andradina (R$ 2,5 milhões) estão à disposição.
As duas unidades foram incluídas no primeiro plano de expansão do Governo Federal a pedido do parlamentar, encaminhando demandas das prefeituras. Para ter acesso a verba esclareceu que basta a aprovação do projeto de lei instituindo a expansão das escolas federais, no total de 150 novas unidades, da qual é relator e deverá apresentar o parecer final na próxima quinta-feira.

Biffi avaliou que as escolas de Corumbá, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas, Ponta Porã foram incluídas na 2ª etapa e terão os recursos disponibilizados para inícios das obras em 2008. A escolha da região na aconteceu de forma aleatória mas com base no plano de expansão econômica, com bases nos APLs (Arranjos Produtivos Locais).

Para este ano, assim que publicada a nova lei criando as autarquias responsáveis pela gestão do CEFEF de Campo Grande e a Escola Agrotécnica de Nova Andradina já haverá a abertura de concurso público para professores e técnicos administrativos, num total de 120 vagas.

Para o parlamentar, a instalação dos centros federais vai mudar o perfil educacional e econômico de todos os municípios e micro regiões contempladas, sendo as escolas técnicas poderão oferecer cursos em cidades do entorno, além ser embriões para criação de novas universidades públicas. “Hoje temos 4 milhões de pessoas com ensino superior, dos quais apenas 750 formados em instituições públicas, a meta do presidente Lula até o final de 2010 é de triplicar o número de vagas”, acentuou.

Acatando sugestão da secretária municipal de Campo Grande, Maria Cecília Amêndola, o parlamentar ficou de articular a 2º reunião para relato de experiência pedagógica e física de representantes das Escolas Técnicas Federais de Curitiba, uma das primeiras implantadas no País e hoje já funcionando como instituição de ensino superior.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos