Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL

Prefeitura Municipal celebra semana do Aleitamento Materno em Fátima do Sul

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul elaborou uma programação especial

10 Set 2013 - 14h33Por Lucimara Luca / Assessoria

A Prefeitura Municipal de Fátima do Sul por meio da secretaria de Saúde elaborou uma programação especial para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno que abordou o tema “Apoio às mães que amamentam – Próximo, contínuo e oportuno”. A comemoração foi realizada entre os dias 02 a 06 de setembro em todas as Unidades Básica de Saúde e no Hospital da SIAS.

Durante toda semana os profissionais da saúde realizaram rodas de conversas e apresentaram vídeos educativos com intuito de orientar a população sobre a importância do aleitamento materno e do parto natural.

Prefeito Júnior Vasconcelos durante encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno. (Foto: Ribero Júnio/AgoraNews).

Conforme a programação, no dia 04 de setembro, as gestantes visitaram toda estrutura do Hospital da SIAS desde a recepção até a sala de pré-parto, onde receberam orientações sobre parto vaginal e os 10 passos do aleitamento materno.

O prefeito participou da visita e parabenizou a equipe de profissionais pelo trabalho desenvolvido no município. “Parabéns a secretaria de Saúde e ao hospital da SIAS pela programação e atenção com as gestantes do nosso município. Desejo a todas as mamães um belíssimo parto e que Deus abençoe essa nova vida”, alegou o prefeito.

A gestante Juliana Ferreira de Castro está grávida de cinco meses e aprovou a visita. “Achei ótimo a visita e gostei muito dessa oportunidade”, comentou a gestante.

A enfermeira do Hospital da SIAS, Franciele Nunes, comentou a importância da visita das gestantes. “Trata-se de um momento muito importante para a gestante, por gerar confiança e um elo de humanização, uma vez que as gestantes possam conhecer toda a instalação, estrutura física, o funcionamento, assim como a equipe que estará quando estas gestantes entrarem em trabalho de parto”, esclareceu a enfermeira.

O Doutor Sebastião Simi Filho explicou que o leite materno é insubstituível e fundamental para criança. “O leite materno tem propriedades não só de vitaminas de anticorpos, mas principalmente o colostro que aquele primeiro leite que a mulher oferece ao seu filho poucas horas depois do parto. Ele é altamente proteico e dá uma alimentação necessária naquele momento e traz para criança a imunidade da sua mãe, defesas que a mãe transmite através do leite, além do aspecto humanitário, do aconchego, da realização maternal de uma mãe segurar o seu filho no seio. Eu enfatizo bastante que a mulher não deve ter medo e nem achar que o leite é fraco porque ele é suficiente para alimentar, não há necessidade de substituir o leite materno”, explicou o doutor.

No dia 06 de setembro a secretaria de Saúde realizou o encerramento da programação em celebração a Semana Mundial do Aleitamento Materno. No período matutino o encontro foi dedicado aos profissionais das Unidades Básicas de Fátima do Sul, Culturama e do Hospital da SIAS que participaram da palestra com apoiadora temática da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, Angela Rios que falou sobre a importância da Rede Cegonha e Boas Práticas no Parto Humanizado.

À tarde a celebração contou com a participação de 160 gestantes e puérperas que participaram de palestras dinâmicas ministradas por uma equipe multidisciplinar, que explicaram a importância do aleitamento materno e do parto natural. Ainda no encontro houve sorteio de brindes a cada intervalo das palestras e ao final sorteio de um carrinho para bebê e entrega das bolsas da Rede Cegonha pelos enfermeiros de cada unidade.

A enfermeira coordenadora de atenção básica e da Saúde da Mulher, Alzira Assunção, afirmou que a comemoração atingiu o objetivo proposto e ainda revelou que a partir deste mês, os enfermeiros estarão realizando em todas as unidades de saúde os testes rápidos de gravidez, teste rápido de HIV e de Sífilis.

“Estes exames eram disponibilizados as gestantes com resultado em até 20 dias, hoje a mulher tem acesso ao resultado em apenas 15 minutos. Para isso a equipe foi capacitada e o município fez alguns investimentos como a aquisição dos testes rápidos de gravidez e equipamentos para acondicionar os testes rápidos, os testes rápidos de HIV e SIFILIS são disponibilizados pelo Ministério da Saúde atendendo um dos critérios da Rede Cegonha”, disse a coordenadora.

O prefeito Júnior Vasconcelos afirmou que a celebração foi positiva e importante para o município. “A equipe da secretaria de Saúde está de parabéns pelo trabalho desenvolvido durante toda semana, onde as gestantes participaram de atividades que esclareceram a importância do aleitamento. Agradeço o apoio da equipe do hospital da SIAS que em parceria com a Prefeitura Municipal realizaram um belíssimo trabalho. Espero que as gestantes e puérperas tenham gostado e aproveitado o encontro”, finalizou o prefeito.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
FOTOS: IVINOTÍCIASIVINHEMA - ESTRAGOS DA CHUVA
Chuva causa alagamentos e transtornos em Ivinhema
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRIO CHEGANDO COM TUDO
FRIO do outono chega na sexta-feira com mínima de 12°C; confira a previsão