Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura de Dourados entrega novo prédio do projeto DST/Aids

14 Ago 2007 - 16h18
A Prefeitura Municipal de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega à população o novo prédio onde ficará o programa municipal DST/Aids. O local foi totalmente reestruturado para tornar-se referência no tratamento das doenças e funcionará na Rua dos Missionários, 420, Jardim Caramuru.

Segundo o prefeito Laerte Tetila a transferência para o novo local irá oferecer mais comodidade aos pacientes. “A nova sede será exemplo para todo o país de atendimento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS”, disse Tetila.

Na parte inferior do prédio funcionará toda a parte de atendimento médico, onde cada profissional terá seu consultório separado, incluindo, um consultório médico de Hepatopatologia, uma sala para triagem de Hepatopatologia, um consultório médico Pediatra, uma sala para coleta de exames, um consultório médico Ginecologista, um consultório médico Infectologista, um consultório médico Clinica Geral, um consultório Odontológico, um sala para Enfermagem, uma sala para Farmácia, duas salas de repouso, uma sala para orientação CTA (pré/pós-testes), uma sala para a Assistente Social, dois banheiros, uma sala para o Departamento de Material de Limpeza, além da recepção e ampla sala de espera.

Na parte superior do novo prédio existem nove salas, sendo: uma sala para Coordenação, uma sala para Administrativo, uma sala para Comissão Municipal de DST/Aids, uma sala para Copa/Cozinha, uma sala para Psicóloga, uma sala para reunião, uma sala para Almoxarifado e Departamento de Material de Limpeza, uma sala para o Laboratório e uma sala de Espurgo (lavagem de materiais contaminado/esterilização) e armazenagem de material esterilizado.

Todas as despesas com aluguel serão pagas com recursos do Ministério da Saúde do Programa DST/AIDS. Atualmente, 797 pessoas estão cadastradas no programa DST/Aids em Dourados portadoras do vírus HIV, sendo que 532 estão em acompanhamento médico, já que 156 transferiram ou abandonaram o tratamento. Hoje, a doença aparece em pessoas com idade reprodutiva, ou seja, de 15 a 30 anos, na proporção de 2 homens para cada mulher.

No programa municipal DST/Aids, o portador de DST e Aids recebe tratamento integral com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, dentista, enfermeiros, auxiliares e técnicos, psicólogo e assistente social.

Além de passar por consultas médicas, odontológicas, o paciente tem acesso a exames laboratoriais de DST, anti HIV, VDRL e outros, para o diagnóstico de doenças como HIV/Aids, Herpes Genital, Condilomas, outras feridas genitais e DSTs. Em 2006, por exemplo, mais de 342 mil procedimentos foram realizados pelo programa. Além disso, a equipe do programa municipal DST/Aids faz visitas domiciliares e atividades educativas no SAE (Serviço de Atendimento Especializado).

Em 2002, com a implantação do programa, foram detectadas 352 gestantes soropositivas e desse total apenas duas gestantes que resistiram ao tratamento deram a luz a crianças com HIV. As demais gestantes que aceitaram seguir o tratamento, hoje estão com seus filhos livres do vírus.

Após a transferência do DST/Aids para o novo local, a sede antiga vai abrigar o Centro de Tratamento para tuberculose e hanseníase. Já o posto Tipo A, localizado na rua João Cândido Câmara, com Antônio Emílio de Figueiredo, irá abrigar o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis