Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 15 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Prefeitura de Caarapó realiza curso de Libras

15 Set 2010 - 09h00Por Caarapó News

Com o objetivo de proporcionar aos ouvintes um primeiro contato com a língua brasileira de sinais, que é a primeira língua do surdo, a prefeitura de Caarapó, em parceria com o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimentos às Pessoas com Surdez (CAS), órgão vinculado à Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, iniciou no último dia 13 a 2ª Oficina de Libras em sistema de módulos.

 

De acordo com a responsável pela Educação Especial em Caarapó, a psicóloga Thelma Molina, o público alvo são os educadores do município envolvendo professores, monitores, merendeiras, além de surdos, familiares e comerciários. Aproximadamente 60 pessoas foram inscritas para participarem da capacitação. As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor surdo, Jeferson Soares Candia, lotado no CAS de Campo Grande.

 

Thelma disse ainda que a 2ª Oficina de Libras, está dividida em três módulos. O primeiro terá uma duração de 60 horas/aula e teve início  na última segunda-feira na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos. E serão realizadas durante três semanas seguidas. As capacitações acontecem de segunda à sexta-feira das 13 às 16h30 e das 18h30 às 22h. Já o segundo módulo será realizado no  1° semestre de 2011 e o terceiro módulo no 2º semestre também de 2011.

 

A psicóloga falou também que a capacitação além proporcionar a divulgação da língua do surdo, serve também para mostrar a sua cultura. “É interessante as pessoas saberem que eles também possuem uma cultura, que conhecem o mundo através de estímulos visuais, além de terem sua personalidade”, comentou.

 

Thelma acrescentou  que a inclusão de pessoas com deficiência na escola é garantida pela Constituição Federal de 1988, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, e outras específicas.

Segundo o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), as pessoas com surdez têm o mesmo valor e direitos que as outras, daí a necessidade de sempre está realizando as capacitações, para que haja cada vez mais uma maior interação com as demais pessoas. “Temos procurado a cada ano manter o convênio com o CAS, devido a grande importância do curso não somente para as pessoas surdas, mas para a sociedade em geral”, disse

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz passa mal ao abraçar e beijar a mãe pela primeira vez