Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura combate comércio ilegal nas calçadas de Corumbá

27 Jul 2007 - 05h06
Fiscais da Prefeitura Municipal desencadearam nesta quinta-feira (26) fiscalização para combate ao comércio ilegal na cidade, principalmente na região central. O alvo são os ambulantes que comercializam seus produtos nas calçadas, infringindo o Código de Postura, além de prejudicar o tráfego de pedestres. Ao mesmo tempo, eles representam uma concorrência desleal com comerciantes legalmente estabelecidos, que recolhem seus impostos junto à Fazenda Pública.

A ação está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, através da Secretaria Executiva de Infra-Estrutura e Habitação, com apoio da Guarda Municipal. Segundo o secretário Ricardo Ametlla, de Infra-Estrutura, o processo foi desencadeado após campanha de orientação junto aos ambulantes, que foram comunicados sobre a apreensão de produtos, caso continuassem cometendo irregularidades.

"Estamos agindo conforme o que determina a lei, no estrito campo legal. Queremos, dessa forma, evitar comércio ilegal em Corumbá, feito nas calçadas, prejudicando o passeio público, e, ao mesmo tempo, garantindo à população, produtos de boa qualidade", disse Ametlla. Ele afirma que a fiscalização é geral. "Não são somente os ambulantes bolivianos que estão sendo fiscalizados. Há brasileiros também que praticam atos ilegais, vendendo produtos ou mesmo expondo-os nas calçadas. Isto também está sendo combatido", informou, lembrando que o trabalho ficou acordado durante uma reunião que contou inclusive com a presença de representante da Associação Comercial e Industrial de Corumbá.

Primeiro dia - A fiscalização começou na manhã desta quinta-feira e todo produto à venda, exposto nas calçadas, pelos ambulantes, está sendo apreendido. Além disso, é feita a checagem do alvará de autônomo e, caso esteja vencido, é feita notificação, para que seja providenciada a renovação. Na semana passada, durante a ação de orientação, foram notificados cerca de 60 ambulantes para que tomassem as devidas providências e agissem dentro da lei.

A partir de hoje, a ação será intensa. Até comerciantes que expõem seus produtos nas calçadas, serão alvos da fiscalização. "Eles e os de origem boliviana que possuem comércio fixo, se estiverem com produtos nas calçadas, serão orientados a recolher. Se não quiserem, terão material apreendido", explicou o tenente PM Edson Guardiano, comandante da Guarda Municipal.

Ametlla explica que a maioria dos ambulantes que atam em Corumbá, não são legalizados, não possuem alvará. Além disso, há outros que estão com o documento vencido. São orientados a renovar, mas, caso continuem cometendo inflações, poderão ter seus alvarás caçados, além de pagamento de multa que varia de 150 a 300 Ufir.

Ele diz também que, por decisão da própria Prefeitura, todo produto perecível, apreendido na fiscalização, será encaminhado à Secretaria Executiva de Assistência Social, para atender entidades assistenciais. Já os importados, vão para a Receita Federal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho