Menu
SADER_FULL
quinta, 19 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Prefeitos da região Norte recebem Plano de Desenvolvimento

1 Dez 2004 - 15h41

Os nove prefeitos da Região Norte de MS integrantes da pesquisa “Estudos dos Cenários de Desenvolvimento” receberam na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, em São Gabriel do Oeste o Plano de Desenvolvimento de cada município elaborado pela Universidade Católica Dom Bosco em parceria com o Sebrae/MS.  A solenidade aconteceu no auditório da UCDB em São Gabriel do Oeste e contou com a participação do superintendente do Sebrae/MS, Vagner Simone Martins.

A pesquisa foi feita durante o ano de 2004 e o resultado foram três estudos que poderão ajudar o desenvolvimento dos municípios de Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Coxim, Camapuã, Costa Rica, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora. São eles: Diagnóstico Sistêmico, Mapa de Empreendedorismo e Plano de Desenvolvimento do Turismo.

O coordenador do projeto, professor Tales de Souza Campos, lembrou que sem a parceria do Sebrae/MS não haveria como levar o projeto a diante e solicitou a atenção dos prefeitos para que se empenhem na tentativa de dar continuidade as propostas do grupo de pesquisadores. Durante seu discurso, ele agradeceu a participação dos Agentes de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) que colaboraram significativamente na pesquisa de campo.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul),   Waldeli dos Santos Rosa, que também é prefeito de Costa Rica, falou em nome dos prefeitos integrantes do projeto e agradeceu a parceria com o Sebrae/MS. “Parece pouco, mas para nós essa pesquisa é muito importante. E esses parceiros são apoio que o futuro desenvolvimento dos municípios precisam”, disse.

Waldeli Rosa também pediu que o apoio continuasse, principalmente que o assunto “Desenvolvimento Econômico” fosse levado para as salas de aula de ensino superior. A idéia foi reforçada pelo superintendente do Sebrae/MS, Vagner Simone, que confirmou a necessidade de fixar o jovem no interior e de unir as comunidades em torno dos mesmos objetivos. “Se vocês querem mais apoio o Sebrae/MS está aqui para trabalhar pelo sucesso da região, é só uma questão de se unirem”, afirmou.

Para o vice-prefeito de São Gabriel do Oeste, José Ribeiro, a pesquisa servirá de base para o município alavancar o desenvolvimento assim como deve acontecer também na Região Norte. “Nós vamos utilizar a pesquisa”, afirmou.

 

Estudos – Os dois diagnósticos resultantes da pesquisa: Diagnóstico Sistêmico e o Mapa de Empreendedorismo, além do Plano de Desenvolvimento do Turismo foram entregue em livro e em CD para cada prefeito. Em breve os dados estarão disponíveis na internet.

No Plano de Desenvolvimento do Turismo os pesquisadores fizeram levantamento dos atrativos existentes em cada município e do potencial que ainda pode ser explorado. Entre as perspectivas futuras de desenvolvimento nessa área a pesquisa indica o turismo rural, tecnológico, de pesca entre outros. Entre os possíveis parceiros está o Sebrae/MS, prefeituras e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa).

O Diagnóstico Sistêmico avaliou os recentes planos de desenvolvimento sustentável para a Região Norte e avaliou a coerência entre as potencialidades e a evolução dos trabalhos. Entre as descobertas está a de que existe baixo apoio das prefeituras e que a iniciativa de maior sucesso, no momento, são os Fóruns de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) com seus agentes Dlis. A sugestão dos pesquisadores aos prefeitos é que seja criada a Agência Regional de Desenvolvimento e que aumente a articulação com as unidades de ensino superior.

O último diagnóstico resultante da pesquisa, Mapa de Empreendedorismo, traz em um CD Rom interativo dados estatísticos de cada município, potencial econômico, indicadores sociais e dados sobre a produção local. A intenção é que os dados atualizados, e em uma única fonte, possam ser divulgados com mais facilidades para empresários interessados em investir na região.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Fátima do Sul: O Boticário lança linha de cuidados masculinos e mostra que homens também se cuidam
ACIDENTES NAS ESTRADAS
Acidente grave: nove caminhões e um morto na BR-376
POLEMICA
Transexual é retirada algemada de banheiro público feminino em Araruama
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Remy agarra Luzia e Ícaro salva a mãe de ser estuprada
TURISMO PELO BRASIL E MUNDO
Indústria de Hotéis aguarda aprovação dos jogos para captar bilhões em produtos turísticos
AGORA EM DOURADOS - MS
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
TRAGEDIA
Acidente chocante em Foz: casal morre na hora em batida
NOVELA GLOBAL
Aliada de Laureta, Rosa se vinga do pai e o humilha no restaurante em ‘Segundo sol’
GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval