Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeitos da região Norte recebem Plano de Desenvolvimento

1 Dez 2004 - 15h41

Os nove prefeitos da Região Norte de MS integrantes da pesquisa “Estudos dos Cenários de Desenvolvimento” receberam na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, em São Gabriel do Oeste o Plano de Desenvolvimento de cada município elaborado pela Universidade Católica Dom Bosco em parceria com o Sebrae/MS.  A solenidade aconteceu no auditório da UCDB em São Gabriel do Oeste e contou com a participação do superintendente do Sebrae/MS, Vagner Simone Martins.

A pesquisa foi feita durante o ano de 2004 e o resultado foram três estudos que poderão ajudar o desenvolvimento dos municípios de Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Coxim, Camapuã, Costa Rica, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora. São eles: Diagnóstico Sistêmico, Mapa de Empreendedorismo e Plano de Desenvolvimento do Turismo.

O coordenador do projeto, professor Tales de Souza Campos, lembrou que sem a parceria do Sebrae/MS não haveria como levar o projeto a diante e solicitou a atenção dos prefeitos para que se empenhem na tentativa de dar continuidade as propostas do grupo de pesquisadores. Durante seu discurso, ele agradeceu a participação dos Agentes de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) que colaboraram significativamente na pesquisa de campo.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul),   Waldeli dos Santos Rosa, que também é prefeito de Costa Rica, falou em nome dos prefeitos integrantes do projeto e agradeceu a parceria com o Sebrae/MS. “Parece pouco, mas para nós essa pesquisa é muito importante. E esses parceiros são apoio que o futuro desenvolvimento dos municípios precisam”, disse.

Waldeli Rosa também pediu que o apoio continuasse, principalmente que o assunto “Desenvolvimento Econômico” fosse levado para as salas de aula de ensino superior. A idéia foi reforçada pelo superintendente do Sebrae/MS, Vagner Simone, que confirmou a necessidade de fixar o jovem no interior e de unir as comunidades em torno dos mesmos objetivos. “Se vocês querem mais apoio o Sebrae/MS está aqui para trabalhar pelo sucesso da região, é só uma questão de se unirem”, afirmou.

Para o vice-prefeito de São Gabriel do Oeste, José Ribeiro, a pesquisa servirá de base para o município alavancar o desenvolvimento assim como deve acontecer também na Região Norte. “Nós vamos utilizar a pesquisa”, afirmou.

 

Estudos – Os dois diagnósticos resultantes da pesquisa: Diagnóstico Sistêmico e o Mapa de Empreendedorismo, além do Plano de Desenvolvimento do Turismo foram entregue em livro e em CD para cada prefeito. Em breve os dados estarão disponíveis na internet.

No Plano de Desenvolvimento do Turismo os pesquisadores fizeram levantamento dos atrativos existentes em cada município e do potencial que ainda pode ser explorado. Entre as perspectivas futuras de desenvolvimento nessa área a pesquisa indica o turismo rural, tecnológico, de pesca entre outros. Entre os possíveis parceiros está o Sebrae/MS, prefeituras e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa).

O Diagnóstico Sistêmico avaliou os recentes planos de desenvolvimento sustentável para a Região Norte e avaliou a coerência entre as potencialidades e a evolução dos trabalhos. Entre as descobertas está a de que existe baixo apoio das prefeituras e que a iniciativa de maior sucesso, no momento, são os Fóruns de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) com seus agentes Dlis. A sugestão dos pesquisadores aos prefeitos é que seja criada a Agência Regional de Desenvolvimento e que aumente a articulação com as unidades de ensino superior.

O último diagnóstico resultante da pesquisa, Mapa de Empreendedorismo, traz em um CD Rom interativo dados estatísticos de cada município, potencial econômico, indicadores sociais e dados sobre a produção local. A intenção é que os dados atualizados, e em uma única fonte, possam ser divulgados com mais facilidades para empresários interessados em investir na região.

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS